O sonho de ver o Brasil hexacampeão do mundo foi adiado para 2018. Em Belo Horizonte, torcedores amanheceram animados e lotaram o Mineirão. Durante a partida, incentivaram o time mas, com a derrota por 7 a 1 diante da Alemanha, voltaram para casa perplexos e frustrados. De acordo com a Polícia Militar, no intervalo e após a partida houve tumulto e registro de ocorrências de brigas, desacato e agressão.
A caminho do estádio, a orla da Pampulha virou uma torre de babel: Alemães, mexicanos, Suíços, espanhóis, chineses se encaminham para o duelo. Muitos chegaram a deitar próximo a lagoa. Grande parte dos torcedores chegou cedo para o jogo nas imediações do Mineirão. A maioria procurou bares e restaurantes para almoçar. Uma grande bandeira foi esticada na Avenida Abrahão Caram. Vários torcedores assinam e colocam mensagens de apoio aos jogadores canarinhos no tecido.
A festa também tomou conta da Região da Savassi. Os quarteirões da Praça Diogo de Vasconcelos, conhecida como Praça da Savassi, na Região CentroSul de Belo Horizonte, começaram a ficar lotados de torcedores no início da tarde desta terçafeira. O clima de alegria e confraternização que predominava antes do jogo foi abalado pelos gols da Alemanha no confronto contra o Brasil no Mineirão. De acordo com a Polícia Militar (PM), aproximadamente 20 mil pessoas chegaram a se aglomerar na área.
Antes de começar a partida, o clima era de otimismo dos brasileiros. Até mesmo argentinos torciam para a seleção brasileira.
Após a derrota do Brasil, entretanto, o clima de tristeza tomou conta da cidade. Na Fun Fest, no Expominas, 21 mil torcedores chegaram a se concentrar, mas aos poucos foram deixando o local. Na Praça Sete, no Centro de BH, várias pessoas escolheram os bares nas imediações para assistir ao jogo. Porém, com o início desastroso do Brasil, os clientes deixaram as mesas e foram embora.
A goleada da Alemanha sobre o Brasil provocou a ira de torcedores no Mineirão. A todo momento, depois dos gols sobre a seleção canarinho, várias pessoas brigavam nas arquibancadas. A tropa de choque da Polícia Militar teve que intervir em várias ocasiões. Alguns homens acabaram detidos, porém o balanço das prisões ainda não foram divulgados.
Após as 18h, o clima de alegria e confraternização que predominava da Praça da Savassi, foi apagado pelas atitudes de alguns torcedores. No final do primeiro tempo, algumas pessoas começaram a queimar uma bandeira do Brasil. Policiais militares tentaram apagar as chamas e foram atingidos por uma lata de cerveja. A PM reagiu e conseguiu deter três pessoas. Gás de pimenta foi espalhado pela região.
A tensão também tomou conta das imediações do estádio Mineirão. Muitos torcedores brasileiros deixam o local com semblantes tristes e alguns mais exaltados. Quatro homens provocaram os brasileiros no encontro entre a Avenida Abrahão Caram e a Avenida Antônio Carlos. A Polícia Militar (PM) teve que intervir, pois algumas pessoas chegaram a partir para cima do grupo.
Mesmo com a goleada sofrida pela seleção brasileira, os shows na Praça da Savassi e no Expominas foram mantido, mas movimento de torcedores foi muito baixo. Ao final do último show na Savassi, do cantor Lô Borges, seguranças de restaurantes se envolveram em uma confusão com torcedores. Uma pessoa ficou ferida e duas foram detidas.
Segundo a PM, ao longo do dia, 15 pessoas foram detidas em BH. Destas, 11 foram encaminhadas para a delegacia. Foram registradas dezenas de ocorrências de furto e perda de documentos. O Corpo de Bombeiros fez 25 atendimentos, sendo a maioria provocada por quedas decorrentes de abuso de bebidas e cortes de garrafas.