Jornal Estado de Minas

Perícia decide sobre sondagem em viaduto que desabou na Pedro I

Após demolição da estrutura que desabou semana passada, objetivo é apurar causas do acidente que matou duas pessoas e deixou 23 feridos

Jorge Macedo - especial para o EM
Alfredo Durães

Após 30 horas de trabalho, operários concluíram a demolição do Viaduto Batalha dos Guararapes - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press.

Os peritos envolvidos na investigação das causas do desabamento do Viaduto Batalha dos Guararapes, sobre a Avenida Pedro I, na Região de Venda Nova fazem hoje exames complementares em torno do pilar central da estrutura para decidir se há necessidade de sondagens do solo em torno da estrutura de sustentação. A informação foi divulgada ontem em nota pela Polícia Civil logo após a conclusão dos trabalhos de demolição e remoção dos restos do viaduto. A demolição foi encerrada pouco depois das 13h. Os escombros que estão nas laterais da pista, bem como parte da obra que não cedeu, continuarão no lugar até a conclusão da perícia. A estrutura do elevado, que desabou na quinta-feira – causando a morte de duas pessoas e ferimento em 23 – fechava todas as pistas da via. Um total de 110 operários trabalhou na demolição e remoção.

Veja como foi a demolição:

Primeiro dia

Segundo dia

Todo o trabalho foi acompanhado pela perícia, que documentou o processo com fotografias e coleta de material. De acordo com a Polícia Civil, “os registros fotográficos e a coleta de materiais surgidos durante o processo também serão importantes para a elaboração do laudo final que fará parte do inquérito policial instaurado na 3ª Delegacia Regional de Venda Nova para apurar as circunstâncias da queda do viaduto”.
Ainda de acordo com o comunicado, em caso de sondagem, “será feita a escavação em volta do pilar, visando observar o que ocorreu com o bloco de fundação do viaduto”.

O coronel Waldir Figueiredo, da Defesa Civil, afirmou que técnicos da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e da empresa Cowan, responsável pela obra, farão hoje uma análise do asfalto, que foi muito danificado, tanto pela queda quanto pelo trabalho das pesadas máquinas que trabalharam na remoção. Caso haja condições, o recapeamento pode começar imediamente, com os trabalhos se estendendo até o período noturno, para que a Pedro I seja reaberta ao tráfego amanhã.

PARTE ESSENCIAL A demolição da estrutura do viaduto começou anteontem, quatro dias depois da tragédia, e os trabalhos duraram cerca de 30 horas. Ontem, os operários conseguiram retirar um caminhão que estava preso debaixo dos escombros. O outro caminhão acidentado permanecerá na lateral da avenida, visto que está em área isolada pela perícia da Polícia Civil. O perímetro em volta do pilar central tem aproximadamente 10 metros de diâmetro. Essa parte da estrutura é considerada essencial para as investigações das causas do desabamento.

Durante a manhã, dezenas de pessoas foram ao local  para ver os escombros. O mestre de obras Valter Oliveira, de 54 anos, morador de Venda Nova, levou o neto de 5 anos para conhecer o local. “Ele ficou impressionado com a queda e pediu para ver”, justificou Valter..