Jornal Estado de Minas

Falso alerta sobre risco de queda de outro viaduto na Pedro I circula nas redes sociais

Informação de que a estrutura ao lado da que desabou cedeu 7 centímetros e pedido para que população evite passar pela avenida foram atribuídos ao Corpo de Bombeiros. Corporação desmentiu aviso. Defesa Civil nega risco

Thiago Lemos
Boato na internet sobre risco de novo desabamento assusta moradores de BH - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil desmentiram, na noite desta quarta-feira, boatos que circulam nas redes sociais de que o viaduto que fica ao lado do que desabou na última quinta-feira, na Avenida Pedro I, na Pampulha, matando duas pessoas, também corre risco de cair.
O falso aviso, atribuído por um internauta ao Corpo de Bombeiros, pede ainda que a população evite passar pela via quando ela for liberada, já que a estrutura teria cedido 7 centímetros.

A Sala de Imprensa do Corpo de Bombeiros explicou que a informação, que circula desde a tarde desta quarta-feira, não procede e também não foi divulgada pela corporação. O boato também foi desmentido pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Alexandre Lucas, que afirmou que o local é monitorado 24 horas e não foi verificada nenhuma alteração na estrutura. Ainda de acordo com o coronel, a via somente será liberada quando não houver mais nenhum tipo de risco à população. A previsão é de que as pistas, que passaram por reparos no asfalto após a retirada dos escombros, seja aberta no próximo sábado.

Com a população ainda abalada com a tragédia ocorrida na última quinta-feira na capital, o falso boato rapidamente ganhou força na internet. Muitos usuários da rede postaram mensagens pedindo a parente e amigos que evitem o local. Uma jovem escreveu: “vou falar p minha mãe parar de passar na pedro 1 pq o outro viaduto ja cedeu uns cm ai..(sic)”.
Já outro internauta repassou para contatos dele a informação: “viaduto próximo ao que caiu na última quinta feira cedeu 7cm. É segundo informação corre risco de desabamento”.

Deslocamento


No dia seguinte à queda da estrutura que faz parte das obras de mobilidade de Belo Horizonte, o presidente Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (Ibape), Frederico Correia, disse que o viaduto ao lado foi "puxado" e sofreu um deslocamento de cinco centímetros. Mesmo assim, os engenheiros descartam risco de colapso no elevado vizinho.

Veja os comentários na internet

Alerta atribuído ao Corpo de Bombeiros está sendo repassado nas redes sociais - Foto: Reprodução/Internet.