A Defesa Civil de Belo Horizonte confirmou, na noite desta sexta-feira, que o trânsito na Avenida Pedro I, onde o viaduto Batalha dos Guararapes desabou parcialmente no dia 3 e matou duas pessoas, será liberado na tarde deste sábado. Na parte da manhã, serão feitos testes com um equipamento que fará a retirada dos escombros da alça sul do elevado sem causar grandes impactos aos moradores dos apartamentos vizinhos a obra.
De acordo com o coronel Waldir Figueiredo, gerente operacional da Defesa Civil, os testes com a nova máquina que vai fazer a retirada de parte do viaduto começarão às 8h. Nesta fase, será usada uma máquina de corte com fita diamantada. Ela vai “fatiar” os 50 metros da estrutura da alça do viaduto que desabou parcialmente. Os pedaços de concretos serão retirados por um guindastes e serão levados para um outro local para a demolição. Com o equipamento, diminui o barulho, a poeira e impede a projeção de objetos.
Técnicos do órgão fizeram uma vistoria nos imóveis localizados próximos ao viaduto para ver se eles foram abalados com os trabalhos de demolição.
A alça do viaduto que não desabou recebeu mais escoras nesta sexta-feira. “São absolutamente para garantir a segurança de todos que transitam pela via”, comentou Figueiredo. O acompanhamento topográfico vai continuar do elevado. Até esta sexta-feira, segundo a Defesa Civil, não constataram movimentação.
Trânsito
Os trabalhos para a recuperação das três pistas da Avenida Pedro I continuam. A previsão é que as pistas sentido Centro/Bairro e exclusiva para ônibus, sejam liberadas na tarde de sábado. Os motoristas que seguem no sentido Bairro/Centro, terão que entrar na pista do BRT/Move pouco antes do viaduto e depois voltar para a via. .