Jornal Estado de Minas

Hemominas faz campanha no metrô para repor estoque de sangue

Ação é feita nesta segunda e na terça-feira nos trens e na Estação Vilarinho. Segundo o Hemominas, essa época do ano interfere no número de doações

Uma campanha de doação de sangue está sendo realizada nesta segunda-feira e terá sequência na terça pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos e a Fundação Hemominas.
O objetivo é recompor os estoques que estão abaixo do previsto no Estado. A ação também busca estimular as doações de sangue em Belo Horizonte e incentivar os mais de 230 mil usuários diários do metrô a se tornarem doadores, já que a divulgação acontece de 9h às 11h nos trens e na Estação Vilarinho, em Venda Nova.

De acordo com o Hemominas, a chegada do inverno gera interferências e oscilações negativas. A baixa de doadores se deve à ocorrência de doenças comuns nesta época do ano, campanhas de vacinação que geram impedimento temporário às doações e aumento do frio, fazendo com que as pessoas saíam menos de casa, entre outros fatores.

Nos dois dias de mobilização no metrô, os agentes do Hemominas realizarão campanha através da orientação direta dos usuários e da entrega de folhetos informativos. Para ser doador de sangue é preciso ter idade entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter doença de chagas, doenças sexualmente transmissíveis ou ter contraído hepatite após os dez anos de idade. Jovens entre 16 e 18 anos podem doar sangue mediante
autorização dos pais..