Jornal Estado de Minas

Mutirão vai recolher CNH de dois mil motoristas infratores em Minas

Condutores que tiveram recurso negado pela justiça devem comparecer e fazer um curso de reciclagem. Caso contrário, terá a CNH bloqueada

Cerca de dois mil condutores infratores deverão entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) durante um mutirão que será realizado no próximo domingo, na Coordenação de Infrações e Controle do Condutor (CICC).

A informação foi confirmada nesta segunda-feira pela Polícia Civil, por meio do Departamento de trânsito de Minas Gerais. Eles foram notificados nesta segunda-feira.

O trabalho, denominado como Mutirão 2000, devido ao número de condutores notificados após terem seus recursos negados na Junta Administrativa de Recursos de Infrações ou no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Após a entrega da CNH, os motoristas poderão fazer o curso de Condutor Infrator nos Centros de Formação de Condutores credenciados, onde vão passar por uma prova para que a situação seja regularizada.

A delegada Inês Borges Junqueira, responsável pelo mutirão disse que o objetivo é auxiliar o próprio condutor e contribuir para o processo. “A data foi escolhida para facilitar o comparecimento dos condutores que trabalham durante a semana, como de costume acontece em mutirões”. Quem não comparecer terá sua CNH bloqueada dentro de 24 horas.
E, quando abordado em uma blitz, responderá ao processo de cassação da carteira, além de ter o veículo apreendido por 30 dias e multa.

De acordo com a Polícia Civil, existem dois tipos de processo ao motorista, o de pontuação máxima, quando o motorista atinge 21 pontos, e o de infração, que é quando a pessoa é autuada por embriaguez, uso de celular ao volante, excesso de velocidade, e em caso de motociletas, qualquer problema relacionado aos equipamentos de segurança. 

.