Cerca de dois mil condutores infratores deverão entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) durante um mutirão que será realizado no próximo domingo, na Coordenação de Infrações e Controle do Condutor (CICC).
O trabalho, denominado como Mutirão 2000, devido ao número de condutores notificados após terem seus recursos negados na Junta Administrativa de Recursos de Infrações ou no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Após a entrega da CNH, os motoristas poderão fazer o curso de Condutor Infrator nos Centros de Formação de Condutores credenciados, onde vão passar por uma prova para que a situação seja regularizada.
A delegada Inês Borges Junqueira, responsável pelo mutirão disse que o objetivo é auxiliar o próprio condutor e contribuir para o processo. “A data foi escolhida para facilitar o comparecimento dos condutores que trabalham durante a semana, como de costume acontece em mutirões”. Quem não comparecer terá sua CNH bloqueada dentro de 24 horas.
De acordo com a Polícia Civil, existem dois tipos de processo ao motorista, o de pontuação máxima, quando o motorista atinge 21 pontos, e o de infração, que é quando a pessoa é autuada por embriaguez, uso de celular ao volante, excesso de velocidade, e em caso de motociletas, qualquer problema relacionado aos equipamentos de segurança. .