A Praça da Estação será transformada em uma mini cidade do interior, com barraquinhas de comidas típicas e música que valorizam a cultura mineira. O tradicional Arraial de Belô começa na quinta-feira e vai durar sete dias. Ao todo, 45 grupos de quadrilha vão participar do Concurso Municipal (Grupo Especial e Acesso) e no Festival Estadual de Quadrilhas. A expectativa da Belotur é de que 70 mil pessoas participem da festança.
Entre os dias 17 e 20 de julho, acontece a competição do Concurso Municipal, etapa das quadrilhas do Grupo de Acesso, com a participação de 21 grupos. As quatro primeiras colocadas se apresentam, no próximo ano, pelo Grupo Especial. Já nos dias 19, 20 e 26 julho há a competição do Festival Estadual de Quadrilhas, que reúne 11 grupos do interior do estado.
Para fechar o arraial, as 13 quadrilhas do Grupo Especial se apresentam entre os dias 25 e 27 de julho e prometem levar muita animação e cor para o tablado da Praça da Estação.
Além das danças tradicionais, o público vai aproveitar a programação musical com artistas como Gláucio Barbosa, Trio Chapéu de Couro, Trio Montanha, Trio Potiguar, Thiago Yyoo, dupla Alex e Thiago, Tau Brasil, Rachel Antonini, dupla Marcelo Silva e Ryan e banda Quincas da Viola. Veja a programação completa no site da Belotur. .