Jornal Estado de Minas

Praça da Estação terá sete dias de festa com Arraial de Belô 2014

A expectativa da Belotur é de que 70 pessoas participem da festança com apresentação de 45 grupos de quadrilha e artistas de música regional

Luana Cruz

Grupo Pé Rachado, vencedor do último Arraial de Belô, se apresentou no aeroporto de Confins dando uma prévia para turistas durante a Copa - Foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

A Praça da Estação será transformada em uma mini cidade do interior, com barraquinhas de comidas típicas e música que valorizam a cultura mineira. O tradicional Arraial de Belô começa na quinta-feira e vai durar sete dias. Ao todo, 45 grupos de quadrilha vão participar do Concurso Municipal (Grupo Especial e Acesso) e no Festival Estadual de Quadrilhas. A expectativa da Belotur é de que 70 mil pessoas participem da festança.

Entre os dias 17 e 20 de julho, acontece a competição do Concurso Municipal, etapa das quadrilhas do Grupo de Acesso, com a participação de 21 grupos. As quatro primeiras colocadas se apresentam, no próximo ano, pelo Grupo Especial. Já nos dias 19, 20 e 26 julho há a competição do Festival Estadual de Quadrilhas, que reúne 11 grupos do interior do estado.

Para fechar o arraial, as 13 quadrilhas do Grupo Especial se apresentam entre os dias 25 e 27 de julho e prometem levar muita animação e cor para o tablado da Praça da Estação.

As vencedoras do 36º Arraial de Belô serão conhecidas no dia 29 de julho em apuração no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

Além das danças tradicionais, o público vai aproveitar a programação musical com artistas como Gláucio Barbosa, Trio Chapéu de Couro, Trio Montanha, Trio Potiguar, Thiago Yyoo, dupla Alex e Thiago, Tau Brasil, Rachel Antonini, dupla Marcelo Silva e Ryan e banda Quincas da Viola. Veja a programação completa no site da Belotur.

.