A cidade de Pará de Minas, na Região Centro-Oeste do Estado, continua sofrendo com a maior seca dos últimos 20 anos. Nesta quarta-feira, o prefeito Antônio Júlio de Faria (PMDB) cancelou todos os grandes eventos que seriam realizados entre julho e setembro deste ano. A crise no abastecimento fez a prefeitura decretar estado de calamidade pública. Algumas casas estão com as torneiras secas há mais de 10 dias. Duas minas d'água entrarão em funcionamento até sexta-feira.
A situação crítica com a falta de abastecimento voltou a ser discutida nesta terça-feira. Em entrevista coletiva, o prefeito decidiu cancelar os eventos até o mês de aniversário da cidade. “Pará de Minas vive uma crise de abastecimento de água nunca vista em toda a sua história. Não há previsão de chuvas e agora é hora de unirmos forças para amenizar a falta de água no município. Temos a obrigação de sermos solidários com os que estão sofrendo e continuar nossas ações para a solução desse grave problema”, comunicou Antônio Júlio.
Entre os eventos cancelados está o Forró do Pará, que seria realizado no último fim de semana, na Praça Torquato de Almeida; o Encontro Nacional de Motos Hot Cycles Moto Rock 2014, nos dias 8 a 10 de agosto; e a Festa Estadual do Frango, programada para os dias 18,19,20 e 21 de setembro. A medida já tinha sido tomada em maio deste ano.
Medidas
Até a próxima sexta-feira, a Prefeitura de Pará de Minas deve colocar à disposição da população duas minas d'água. “Colocamos em funcionamento um poço artesiano na Rua Raquel Ferreira, no Bairro Raquel, e até sexta-feira entra em funcionamento um chafariz na Rua Padre Zanor, no Bairro Dom Bosco. Esses locais, após análises, contam com água de boa qualidade para o uso de toda a população. Outro chafariz, atrás do Campo do Paraense, também estará disponível em breve”, disse o prefeito.