Moradores de um residencial em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, levaram um susto na tarde desta quarta-feira. Um incêndio de grandes proporções ameaçou casas e destruiu a vegetação dentro da Área de Proteção Ambiental Sul (Apa Sul). O fogo foi combatido por brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros e quase atingiu o Parque Estadual da Serra do Rola Moça.
As chamas começaram por volta das 15h30 e se espalharam rapidamente. As chamas ficaram altas e chegaram a ameaçar casas no Bairro Santa Branca. “A topografia acidentada dificultou nossos trabalhos. O fogo acabou sendo controlado por volta das 17h30”, explica o sargento do Corpo de Bombeiros, Ronaldo Lopes. O incêndio não chegou a atingir o Parque Estadual da Serra do Rola Moça.
Ao todo, 30 homens, sendo 15 militares do Corpo de Bombeiros e outros 15 brigadistas do parque, fizeram os trabalhos de combate. Um helicóptero também foi usado.
As causas do incêndio ainda serão investigadas. “Normalmente, o fogo começa por incendiários. Vamos fazer um boletim de ocorrência para fazer a investigação e confirmar o que pode ter provocado as chamas”, comenta o sargento. Nesta quinta-feira, os militares vão sobrevoar a área para mensurar a área queimada.
Aeroporto de Confins
Um outro incêndio atingiu uma mata próxima ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte, no início da tarde desta quarta-feira. Militares do Corpo de Bombeiros conseguiram conter o fogo. Muita fumaça foi vista no local, mas nenhum voo ficou prejudicado, conforme a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero)..