Jornal Estado de Minas

Moradores de ocupações fazem protesto em Belo Horizonte

Os atos foram marcados para esta quinta-feira por causa de um encontro entre os líderes das ocupações de Belo Horizonte e da Região Metropolitana com o governo de Minas Gerais, Ministério Público, Ministério das Cidades, e outros órgãos

João Henrique do Vale
A Avenida Brasil chegou a ficar totalmente fechada pelos manifestantes - Foto: Felipe Castanheira/EM/D.A.Press
Moradores de ocupações, que vivem em um terreno da área preservada na Granja Werneck, na região do Ribeirão Isidoro, no Vetor Norte de Belo Horizonte, fazem manifestações em diferentes pontos de Belo Horizonte na tarde desta quinta-feira.
Parte do grupo chegou a fechar a MG-010, em frente à Cidade Administrativa, por uma hora e meia. Outras famílias estão em frente escola João pinheiro, da fundação João pinheiro, na Avenida Brasil.

Os atos foram marcados para esta quinta-feira por causa de um encontro entre os líderes das ocupações de Belo Horizonte e da Região Metropolitana com o governo de Minas Gerais, Ministério Público, Ministério das Cidades, e outros órgãos. A reunião acontece na Avenida Brasil.

O primeiro protesto começou por volta das 14h. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), aproximadamente 300 manifestantes chegaram em frente à sede do governo de Minas na MG-10. Com faixas e cartazes, eles fecharam os dois sentidos da via.
O protesto durou aproximadamente uma hora e meia. As famílias deixaram as pistas por volta das 15h30.

Com faixas e cartazes, os moradores fecharam os dois sentidos da rodovia - Foto: Rita de CássiaDe acordo com as Brigadas Populares, as ocupações que ocupam o terreno da área preservada na Granja Werneck, na região do Ribeirão Isidoro, no Vetor Norte de Belo Horizonte, fizeram a passeata até a Cidade Administrativa. As famílias são da Rosa Leão, Vitória, Esperança, Zilah Spósito/Helena Greco.

Por meio do Twitter, vários motoristas mostraram insatisfação com o congestionamento. “Aos interessados, MG-10 fechada nos dois sentidos, em frente à Cidade Administrativa. Manifestação! Quem estiver indo para Confins, reze”, comentou Edu Panzi. “Infelizmente agarrado no trânsito na MG-010 — na Cidade Administrativa de Minas Gerais Presidente Tancredo Neves”, disse Wilson G. de O. Júnior.

A Polícia Militar acompanha os protestos. Os atos acontecem de forma pacífica. .