Após ficar 22 horas interditado, o desvio provisório feito na MG-262 – entre as cidades de Mariana e Ponte Nova, na Zona da Mata mineira – foi liberado. A rodovia está fechada desde maio, quando um caminhão-tanque explodiu sobre a ponte do Rio Gualaxo e danificou as estruturas. O trecho é percorrido em estrada de terra. Desde a tarde de domingo, uma carreta ficou atolada no barro após chuva que caiu na região. O veículo foi retirado no início da tarde desta segunda-feira.
A carreta de grande porte tentou passar pela estrada e acabou ficando presa no barro. “Para piorar, alguns veículos leves começaram a circular ao lado da carreta e a passagem acabou cedendo”, explica o soldado Michel de Paula, da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Durante toda a manhã, os militares, juntamente com operários da Prefeitura de Acaiaca, trabalharam na recuperação da via. Conseguimos arrastar o veículo de carga e depois usamos um trator para fazer a raspagem da estrada”, comenta Michel. O trânsito foi fechado às 14h30 de domingo e liberado às 12h desta segunda-feira.
O desvio provisório foi criado pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) até que a ponte sobre o Rio Gualaxo seja liberada. “O DER fez uns tubulões grandes para canalizar a água do rio e depois aterraram. Os veículos estavam passando sobre essa terra. Porém, com a chuva, houve o acúmulo de água e aconteceu esse problema”, afirma Michel de Paula.
O sofrimento dos moradores que moram na região começou em maio deste ano. No dia 9, o motorista de um caminhão-tanque morreu depois de bater na mureta da ponte e cair no rio. O veículo explodiu e danificou a estrutura. O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) interditou o trecho e criou o desvio para os veículos.
Enquanto o desvio ficou fechado, os motoristas tiveram que seguir de Mariana até Santa Bárbara para pegar a BR-381 até Ponte Nova. Os condutores que se deslocavam para Viçosa tiveram que passar por Conselheiro Lafaiete, pela BR-040.