A ocorrência começou na Rua Carmelita Índia, no Barreiro de Baixo, onde a vítima havia acabado de estacionar o carro. Ao desembarcar, ela foi abordada por dois homens em uma moto vermelha. O garupeiro desembarcou, armado, e mandou a vítima entregar uma correntinha de prata e a chave do veículo. O homem assumiu a direção do carro e fugiu em direção à Avenida Sinfrônio Brochado, sendo seguido pela moto.
Militares do 41º Batalhão receberam as informações via rádio e começaram o rastreamento do veículo roubado. O Palio vermelho foi avistado na Avenida Solferina Ricci Pace e foi acompanhado por uma viatura.
Depois da colisão, ele atirou contra o veículo dos policiais. A bala atingiu o vidro lateral direito, mas nenhum militar foi atingido. Eles revidaram os disparos e um deles atingiu o ombro direito do suspeito.
De acordo com a Polícia Militar (PM), ele foi identificado como Renato Roberto Marques de Souza, 21 anos. Após ser detido, ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barreiro e transferido para o João XXIII, onde ficou internado sob escolta. O comparsa dele, que estava na moto, fugiu e não foi encontrado.
Ainda segundo a polícia, a vítima do roubo reconheceu Renato como o autor e também reconheceu a arma usada no crime, que estava com uma munição deflagrada. Conforme procedimento da corporação, as armas dos militares envolvidos na ocorrência foram recolhidas e a ação será apurada pelo comando do 41º Batalhão da PM. .