A Conferência Municipal de Política Urbana aprovou também propostas que ampliam o BRT/Move, estendendo os corredores exclusivos a outras regiões, como a Avenida Amazonas. Faixas exclusivas para circulação apenas de ônibus também seriam demarcadas em vias importantes do Centro de Belo Horizonte. A criação de estacionamentos nas áreas de estações do metrô, do BRT/Move e de trem para facilitar a adesão de mais pessoas ao transporte coletivo também saiu vitoriosa.
“A maior parte das propostas de mobilidade priorizaram o transporte coletivo e por bicicleta, e não o particular, para reduzir o conflito com os automóveis. Nos últimos anos, a população de BH pouco se alterou, enquanto o número de carros se multiplica, aumentando os conflitos”, avalia o secretário de Planejamento Urbano, Leonardo Castro.
ADE A dinâmica da ocupação a cidade também teve projetos importantes aprovados, como a criação da área de diretrizes especiais (ADE), que é a demarcação de zonas onde as regras privilegiam certos setores ou inibem algumas atividades.
A ADE da Avenida do Contorno seria criada, determinando que, dentro da área da via, a ocupação passe a ser preferencialmente residencial. O mesmo está previsto para a área hospitalar, que receberia mais incentivos para construção de casas e apartamentos. A já existente ADE da Pampulha seria ampliada, garantindo maior proteção ao principal cartão-postal da cidade e que hoje apresenta grande vocação construtiva, principalmente por ter muitos espaços ainda vagos.
“A maior parte das propostas de mobilidade priorizaram o transporte coletivo e por bicicleta, e não o particular, para reduzir o conflito com os automóveis. Nos últimos anos, a população de BH pouco se alterou, enquanto o número de carros se multiplica, aumentando os conflitos”, avalia o secretário de Planejamento Urbano, Leonardo Castro.
ADE A dinâmica da ocupação a cidade também teve projetos importantes aprovados, como a criação da área de diretrizes especiais (ADE), que é a demarcação de zonas onde as regras privilegiam certos setores ou inibem algumas atividades.
A ADE da Avenida do Contorno seria criada, determinando que, dentro da área da via, a ocupação passe a ser preferencialmente residencial. O mesmo está previsto para a área hospitalar, que receberia mais incentivos para construção de casas e apartamentos. A já existente ADE da Pampulha seria ampliada, garantindo maior proteção ao principal cartão-postal da cidade e que hoje apresenta grande vocação construtiva, principalmente por ter muitos espaços ainda vagos.