Belo Horizonte será colorida pelas cores do arco-íris no próximo fim de semana. A 17ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) da capital mineira acontece no domingo. Este ano, as lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais vão aproveitar a proximidade das eleições para alertar a comunidade sobre a escolha dos candidatos. A expectativa é de que a festa reúna milhares de pessoas na Praça da Estação.
O grupo quer informar a população quanto aos candidatos que defendem a causa gay. " Estamos incentivando as pessoas a votar em quem realmente está ajudando o grupo LGBT, pois hoje é bem difícil alguém que faça isso”, explica Anyky Lima, presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos/MG).
Além disso, eles vão relembrar e cobrar medidas para acabar com a violência contra gays, bissexuais, travestis e transexuais. Segundo dados do Grupo Gay da Bahia, em 2013 foram 312 assassinatos no Brasil, 13 apenas em Minas Gerais. “Dados específicos nunca existem, principalmente da comunidade de travestis e de homossexuais, pois, quando os crimes são noticiados, nunca falam que as vítimas são travestis e, sim, homens vestidos de saia, por exemplo. Temos que ter políticas públicas para essa população na área de segurança, educação e saúde. Eles continuam invisíveis”, comenta Anyky Lima.
Os organizadores acreditam em um público maior do que o do ano passado. Em 2013, a chuva atrapalhou o evento. Apenas 5 mil pessoas compareceram à Praça da Estação, mas com a mesma alegria e descontração. No ano anterior, o evento contou com 50 mil participantes. “ A cada ano são mais pessoas que vão. Não é mais festa para o público LGBT, é para todo mundo. Várias mulheres, crianças e idosos vão para nos incentivar”, diz Anyky.
No domingo, além da festa, serão oferecidas ao público ações de saúde e cidadania. Os participantes terão informações sobre sexo seguro e incentivo para a realização do teste anti-HIV nas unidades de saúde. Serão distribuídos preservativos, géis lubrificantes e informativos de saúde integral.
A partir de quarta-feira, vários eventos foram criados para a 1ª Jornada BH Sem Homofobia. Veja a programação:
6/8 (quarta-feira): Cerimônia de entrega do “10º Prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT de Belo Horizonte” e exposição “Memória e cidadania LGBT em BH”
Horário: 19h30
Local: Museu Histórico Abílio Barreto – Rua Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim
Realização: Cellos-MG e professor de história da UFMG Ely Bergo de Carvalho
Contato:(31) 3075-5724
7/08 (Quinta-feira): Seminário “Diversidade sexual e religiões – O diálogo é possível?”
Horário: 19h
Local: Conselho Regional de Psicologia - Auditório (Rua Timbiras, 1.532 – 6º andar – Lourdes/BH)
Realização: Cellos-MG
Contato: (31) 3075-5724
9/8 (Sábado): Roda de conversa sobre saúde LGBT
Horário: 14h
Local: Secretaria Municipal de Políticas Sociais (Rua Espírito Santo, 505 - 18º andar – Centro/BH)
Realização: Cellos-MG
Contato: (31) 3075-5724
9/8 (Sábado): “Tudo a ver” – Último encontro com os voluntários da XVII Parada do Orgulho LGBT de BH
Horário: 16h
Local: Secretaria Municipal de Políticas Sociais (Rua Espírito Santo, 505 - 18º andar – Centro/BH)
Realização: Cellos-MG
Contato: (31) 3075-5724
10/8 (Domingo): 17º Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte
Horário: 11h – Início das apresentações e exposição itinerante Memória e cidadania LGBT em BH
16h – saída para a caminhada e abertura da bandeira do arco-íris.
Local: Praça da Estação (Av. dos Andradas, 201 - Centro, BH/MG)
Realização: Cellos-MG
Apoio: Parceiros e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Contato: (31) 3075-5724 - cellosmg@yahoo.com.br