Jornal Estado de Minas

Umidade relativa do ar chega ao nível de alerta em BH e região nesta semana

Índices ficam entre 20 e 30%, segundo alerta divulgado pela Defesa Civil. População deve beber muita água e evitar exposição ao sol

- Foto: Benny Cohen/EM/D.A Press


Moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana devem consumir muita água, alimentos leves e evitar exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, tudo isso devido a uma massa de ar seco que chegou ao estado neste fim de semana e deve permanecer até a próxima quarta-feira. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec) divulgou nesta segunda um alerta confirmando a informação de que a umidade relativa vai ficar em torno de 20 e 30%.

Segundo o meteorologista Rayan Diniz, do instituto Puc Minas Tempo Clima, os índices de umidade já estavam baixos desde a semana passada, mas o clima frio não deixava que a sensação de secura sobressaísse. “Como a temperatura aumentou desde ontem, as pessoas começaram a perceber o tempo seco. A situação é a mesma na Região do Triângulo, Sul de Minas e Zona da Mata”, relatou.

O alerta divulgado é em virtude de uma frente fria que está na Região Sul do Brasil e faz com que o ar seco permaneça no Sudeste. “Uma frente fria que está estacionada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina está pressionando a massa de ar que chegou em Minas, mas próximo ao meio da semana está prevista a chegada de uma nova frente fria, o que melhora um pouco a umidade”, disse o meteorologista.

A previsão da meteorologia é que a temperatura mínima em BH e região fique entre os 13 e 14°C e que a máxima atinja os 27°C até a próxima quarta-feira. Porém, a partir de quinta-feira, a sensação térmica pode cair um ou dois graus.

A Defesa Civil alertou aos belorizontinos que a baixa umidade relativa do ar favorece o risco de queimadas em matas.
Com isso, a população deve evitar o uso de fogueiras nas proximidades das florestas mineiras. Nesta segunda, um incêndio de grandes proporções atingiu o parque Estadual do Rola-Moça destruindo cerca de 50 hectares da mata.

Outras orientações:

- Beber muita água por dia e sucos naturais, para evitar a desidratação

- Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas

- Evitar frituras

- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água

- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas

- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele

- Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista

- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.