Jornal Estado de Minas

Deixadas de lado desde a Copa, operações da Lei Seca voltam às ruas de BH

Fiscalizações foram interrompidas por causa do remanejamento de policiais para atender as demandas do Mundial

Landercy Hemerson
Em 30 minutos de operação nesta 6ª, dois motoristas foram flagrados bêbados na Região Centro-Sul - Foto: Marcos Vieira/EM/DA Press

As operações integradas da Campanha “Sou pela vida. Dirijo sem bebida” estão de volta às ruas de Belo Horizonte, depois de um período de ausência, devido ao remanejamento do policiamento durante a Copa do Mundo. Em 30 minutos de fiscalização, na noite dessa sexta-feira, na Rua São Paulo esquina com Gonçalves Dias, em Lourdes, Centro-Sul da capital, dois motoristas foram barrados no bafômetro (etilômetro) com índices de consumo de bebida alcóolica de 0,07 e 0,22 miligramas de álcool por litro de ar, o que é considerado infração de trânsito, com multa de R$ 1.915,40 e suspensão do direito de dirigir por um ano.

O secretário adjunto de Defesa Social, Robson Lucas da Silva, destacou que a ação integrada, que entrou pela madrugada, marca a retomada da fiscalização rigorosa. “Aqueles que insistem em fazer uso de bebida alcoólica e pegam no volante não terão sossego”.

Desde o início da campanha, em julho de 2011, cerca de 130 mil veículos já foram abordados. Mais de 1,2 mil motoristas foram presos em flagrante por dirigir sob o efeito de álcool. Outros 3.136 cometeram infrações de trânsito, pagaram multa e tiveram a carteira retida. Desde julho de 2012, as abordagens da campanha passaram a ser diárias na capital. Em novembro de 2013, os mesmos moldes da fiscalização foram aplicados nas seguintes cidades do interior: Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares, Montes Claros, Ipatinga, Contagem, Betim, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberaba, Divinópolis e Lavras.
Todos os municípios receberam etilômetros, bases móveis e outros equipamentos de apoio para a realização de blitz.
.