As operações integradas da Campanha “Sou pela vida. Dirijo sem bebida” estão de volta às ruas de Belo Horizonte, depois de um período de ausência, devido ao remanejamento do policiamento durante a Copa do Mundo. Em 30 minutos de fiscalização, na noite dessa sexta-feira, na Rua São Paulo esquina com Gonçalves Dias, em Lourdes, Centro-Sul da capital, dois motoristas foram barrados no bafômetro (etilômetro) com índices de consumo de bebida alcóolica de 0,07 e 0,22 miligramas de álcool por litro de ar, o que é considerado infração de trânsito, com multa de R$ 1.915,40 e suspensão do direito de dirigir por um ano.
O secretário adjunto de Defesa Social, Robson Lucas da Silva, destacou que a ação integrada, que entrou pela madrugada, marca a retomada da fiscalização rigorosa. “Aqueles que insistem em fazer uso de bebida alcoólica e pegam no volante não terão sossego”.
Desde o início da campanha, em julho de 2011, cerca de 130 mil veículos já foram abordados. Mais de 1,2 mil motoristas foram presos em flagrante por dirigir sob o efeito de álcool. Outros 3.136 cometeram infrações de trânsito, pagaram multa e tiveram a carteira retida. Desde julho de 2012, as abordagens da campanha passaram a ser diárias na capital. Em novembro de 2013, os mesmos moldes da fiscalização foram aplicados nas seguintes cidades do interior: Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares, Montes Claros, Ipatinga, Contagem, Betim, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberaba, Divinópolis e Lavras. Todos os municípios receberam etilômetros, bases móveis e outros equipamentos de apoio para a realização de blitz.