Em Varginha, o Zoológico Municipal Parque Zoobotânico Dr. Mário Frota foi fechado em 2009. Os problemas mais graves encontrados pelo Ibama e pela AGU estavam nos recintos que abrigavam os leões, segundo o secretário municipal de Turismo e Comércio, Aristides Ribas de Andrade Filho. “Tivemos que construir novos. Os antigos foram desativados.
No Zoológico Municipal Parque Manoel Pedro Rodrigues, em Alfenas, os recintos para primatas e felinos também eram inadequados, segundo o diretor e responsável técnico da instituição, biólogo Robson Flávio do Nascimento. Novos espaços precisaram ser construídos, mais amplos, com áreas verdes e equipamentos especiais. “Os recintos eram jaulas de cimento, com grades. A água chegava a ser servida para os animais em vasilhas plásticas, como se fossem cães. Eram muito distintos do hábitat deles”, descreve. Firmado em 2007, o TAC foi dividido em duas etapas, diz Robson. A princípio, era para o zoológico ter sido reaberto em 2009, mas como os prazos não foram cumpridos, novo TAC foi assinado em 2013, o que não impediu novos atrasos. “A primeira fase era para ter sido concluída em 31 de julho. Planejamos finalizá-la em 30 dias. O prazo da segunda se encerra no fim de 2015”, informa o biólogo.
As outras quatro instituições que necessitam de adequações estão funcionando, segundo a bióloga Maria Beatriz Boschi, analista ambiental da Divisão Técnica do Ibama/MG responsável pelo setor de zoológicos. O Zoológico Municipal Parque do Sabiá, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi condenado pela Justiça, após ação civil pública do Ministério Público Estadual.
TAC EM UBERABA Já o Zoológico Municipal Parque do Jacarandá, em Uberaba, também no Triângulo, firmou em julho um TAC com o MP, após o acordo anterior não ter sido cumprido. O documento obriga a prefeitura a elaborar em 90 dias projeto de regularização da instituição em conformidade com normas e regulamentos federais, a ser aprovado pelo Ibama. O projeto deve ter prazo de execução máximo de 12 meses. O termo estabelece multa diária de R$ 1 mil caso seja descumprido.
O Zoológico do Parque Ecológico Vale Verde, instituição particular em atividade em Betim, na Grande BH, está passando por mudanças exigidas após vistoria técnica do Ibama/MG, afirma a analista ambiental Maria Beatriz Boschi. “Alguns recintos precisam ser ampliados ou ganhar novas instalações”, explica. Também particular, o Zoológico Irmão Ézio Danza e Silva, em Poços de Caldas, no Sul do estado, realiza reformas a pedido da superintendência mineira do órgão federal..