Surgido no final dos anos 1920, no Harlem, em Nova York, o lindy hop é um estilo de dança divertido e dançado, principalmente, ao som de swing jazz de big bands como as de Glenn Miller, Count Basie, Duke Ellington, entre outros, e tem uma riqueza de passos que proporciona muita liberdade de improviso. E foi esse estilo que contagiou ontem boa parte dos frequentadores do Festival Internacional I Love Jazz, que termina hoje, na Praça da Papa, e reúne artistas nacionais e internacionais com um repertório democrático, que resgata a essência do jazz das décadas de 1920 e 1930. Além dos shows, a programação gratuita conta com aula de dança ao ar livre comandada pelo grupo BeHoppers.
A estudante de museologia Bárbara Lempp, de 23 anos, e a médica Angela Quintas, de 57, nunca se viram. Mas bastou que os integrantes do BeHoppers ensinassem uns passinhos e as duas entraram no clima. “Eu já frequento esse e outros festivais de jazz há um bom tempo. Adoro os anos 1930, 1940, 1950, então já aprendi alguma coisa. Nem sabia o nome dela, mas uma olhou pra outra e começamos a dançar”, contou Bárbara. Angela foi levada por um sobrinho à Praça do Papa e disse que só costuma dançar em festas de família.
Veja a galeria de fotos do evento
E não foram apenas as duas novas amigas que se renderam ao lindy hop. Uma novidade do evento promete ser um dos destaques dessa edição, a pista de dança. Durante os shows, muita gente continuou sacudindo os esqueletos, uma maneira também de espantar o frio. “Está um ventinho bem gelado, mas como não consigo parar de dançar, estou até com calor. Basta começar a ouvir um som e eu já me levanto. É irresistível”, destacou a funcionária publica Marta Resende, de 47.
Com um repertório dedicado a grandes sucessos de Cole Porter, Nat King Cole e Duke Ellington, o show de David Kerr e Canastra Trio, formado pelos músicos Rodrigo Braga (piano), Gustavo Sato (contrabaixo) e Eduardo Nali (bateria), agradou bastante ao público que compareceu em peso ao festival.
Também se apresentaram a Swiss College Dixie Band e The Scott Hamilton Quartet with Harry Allen. O último dia terá aula de dança com o grupo BeHoppers, o Magnólia Brass Band, a cantora brasileira Taryn e o músico norte-americano Mark Lambert & Orquestra Radio Swing.
Programação
Hoje
» 16h – Aula de dança lindy hop com o grupo BeHoppers
» 17h – Magnólia Brass Band
» 18h45 – Taryn
» 20h30 – Mark Lambert & Orquestra Radio Swing
Festival Internacional I Love Jazz
Praça do Papa – Avenida Agulhas Negras, s/nº, Mangabeiras
Entrada franca
Classificação: livre
Informações:
www.ilovejazz.com.br.