Os moradores de Pará de Minas, na Região Centro-Oeste do Estado, seguem com dificuldades para enfrentar a pior seca da cidade dos últimos 20 anos. Uma notícia pode servir de motivação para a luta diária por água. Já está à disposição das empresas interessadas na prestação dos serviços de abastecimento de água e tratamento do esgoto, o edital de licitação. Segundo a prefeitura, o valor do contrato do serviço de saneamento básico é de aproximadamente R$ 1,7 bilhão, com investimentos previstos de R$ 230 milhões.
A crise no abastecimento de água na cidade se arrasta desde 2009. O novo contrato com com a Copasa, responsável pelo abastecimento, não foi firmado. A demora nas negociações causaram uma crise no fornecimento de água no município, que decretou estado de emergência em 2013.
A situação se agravou ainda mais neste ano, quando o país foi atingido por uma forte seca.
Por causa da seca, vários eventos foram cancelados nos meses de julho, agosto e setembro. Entre os eventos cancelados o Encontro Nacional de Motos Hot Cycles Moto Rock 2014, que seria realizado no último fim de semana, e a Festa Estadual do Frango, programada para os dias 18,19,20 e 21 de setembro. A medida já tinha sido tomada em maio deste ano.
De acordo com a prefeitura, a concessão compreende a exploração dos serviços públicos de captação, adução, tratamento e fornecimento de água, a reservação e distribuição até as ligações prediais e seus respectivos instrumentos de medição, a coleta e afastamento de esgoto, tatamento e disposição final do esgotamento sanitário.
Os interessados poderão enviar as propostas até 29 de setembro. A empresa será escolhida nos critérios de menor valor da tarifa e melhor técnica. .