Jornal Estado de Minas

Estações de transferência do BRT da Pedro I voltam a funcionar após 43 dias

Interditadas por causa da queda de alça de viaduto, duas estações operam novamente com criação de desvios no entorno da Avenida Pedro I

Guilherme Paranaiba Valquiria Lopes

Congestionamentos frequentes na Avenida Antônio Carlos geram transtornos a motoristas e passageiros - Foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press

Duas estações de transferência do BRT/Move da Avenida Pedro I, interditadas após a queda da alça sul do Viaduto Batalha dos Guararapes, em 3 de julho, serão reintegradas ao sistema a partir de amanhã. A retomada da operação dos terminais Cristiano Guimarães e Planalto, depois de 43 dias de fechamento, será possível com a criação de desvios em ruas do entorno da avenida, no Bairro São João Batista, na Região de Venda Nova. Dos seis terminais do corredor exclusivo do Move, quatro estarão em operação. O novo desvio no trecho, oficializado ontem pela BHTrans, divulgado com exclusividade pelo EM em 6 de agosto, tem o objetivo de diminuir o gargalo nas ruas estreitas da região por meio da abertura de um trecho maior para os veículos na Pedro I. Por causa da tragédia, 10 quarteirões da Pedro I, entre o Viaduto João Samaha e a Rua Doutor Cristiano Guimarães, ficaram fechados.

No sentido Centro, carros e ônibus poderão seguir pela Pedro I até o cruzamento com a Rua Professor Aimoré Dutra, quando serão obrigados a entrar à direita na via que mudou o sentido de circulação. Depois, o percurso segue pela Rua Doutor Álvaro Camargos à esquerda e por nova entrada à esquerda na Rua São Pedro do Avaí, com retorno à Pedro I.

Já em direção ao bairro, o motorista deve seguir pela Pedro I e em seguida acessar o Viaduto João Samaha e a Doutor Álvaro Camargos. A mudança passa no encontro com a Rua Eugênio Volpini, onde carros e ônibus do Move poderão virar à direita para chegar à Rua Doutor Américo Gasparini e retornar à Pedro I, logo após o ponto da queda do viaduto.


Com o aumento do tráfego na avenida interditada, a expectativa do presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, é de que haja um alívio na circulação de carros e do transporte público no local. Ele, no entanto, alerta para que a região seja evitada, se possível. “Acreditamos que esse novo desvio vai melhorar muito para quem precisa passar naquele eixo. Mas, evidentemente, é um desvio com todas as consequências que um desvio tem, de forma que pessoas devem procurar rota alternativa nas ligações norte e sul da cidade”, orienta.

Mesmo com os desvios, estações São João Batista e Lagoa do Nado, integrantes do Move da Pedro I, permanecem fechadas. Elas só serão reabertas ao público com a solução definitiva da alça norte, condenada pela construtora Cowan, responsável pela obra da estrutura, por haver risco de desabamento.

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) não tem previsão de quando a pista será liberada, já que ainda não há definição se a alça será demolida ou recuperada. Na semana passada, o prefeito Marcio Lacerda sinalizou sua intenção por derrubar a estrutura, mas aguarda o fim da perícia policial para tomar qualquer decisão.

ESTAÇÕES DE INTEGRAÇÃO

 

VENDA NOVA
Troncais:
61 (Centro Direta)
62 (Savassi Via Hospitais Paradora)***
63 (Lagoinha Paradora)
64 (Assembleia Via Carlos Luz Paradora)***
10 linhas alimentadoras ligam bairros da região até a Estação Venda Nova

VILARINHO
Troncais:
65 (Centro Via Antônio Carlos Direta)*
66 (Centro/Hospitais Via Cristiano Machado Paradora)***
67 (Santo Agostinho Via Carlos Luz Paradora)***
68 (Lagoinha Paradora)**
6350 (Estação Barreiro Paradora)
16 linhas alimentadoras ligam os bairros da região até a Estação Vilarinho

 

PAMPULHA
Troncais:
50 (Centro Direta)
51 (Centro/Hospitais Paradora)
52 (Lagoinha Paradora)
64 (Estação Venda Nova/ Assembleia Via Carlos Luz Paradora)
67 (Estação Vilarinho/Santo Agostinho Via Carlos Luz Paradora)
5250 (Betânia Paradora)
5550 (Estação Ponto São José Paradora)
6350 (Estação Vilarinho/ Estação Barreiro Paradora)
8550 (Estação São Gabriel/ Zoológico Via Estação Pampulha)
15 linhas alimentadoras ligam os bairros da região até a Estação Pampulha

SÃO GABRIEL

Troncais:
82 (Savassi Via Hospitais)
83D (Centro Direta)
83P (Centro Paradora)
85 (Centro Via Floresta)
8550 (Zoológico Via Estação Pampulha)***
9850 (Estação José Cândido)
34 linhas alimentadoras ligam os bairros da região até a Estação São Gabriel

5201 (Dona Clara/Buritis) vai parar em oito estações no corredor Antônio Carlos

(*)    Será paradora apenas nas estações da Pedro I e segue direto no corredor Antônio Carlos até o Centro
(**)    Será criada
(***)   Integradas ao Move



ENQUANTO ISSO...
...Vem aí o Move na Avenida Amazonas

Com a conclusão da primeira etapa do Move, a BHTrans anunciou outras duas fases de implantação do sistema. A partir de agora, segundo a empresa, linhas diametrais passarão a fazer parte do Move e novos itinerários serão criados. A terceira etapa está prevista para a Avenida Amazonas. “Já entregamos uma carta-consulta ao governo federal para pleitear financiamento do PAC da Mobilidade. Estamos aguardando resposta.

Já temos um pré-projeto de engenharia avançado e, assim que o recurso for liberado, vamos contratar o projeto executivo”, informou o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar. Segundo ele, o estudo não prevê desapropriações ao longo da avenida.

.