No sentido Centro, carros e ônibus poderão seguir pela Pedro I até o cruzamento com a Rua Professor Aimoré Dutra, quando serão obrigados a entrar à direita na via que mudou o sentido de circulação. Depois, o percurso segue pela Rua Doutor Álvaro Camargos à esquerda e por nova entrada à esquerda na Rua São Pedro do Avaí, com retorno à Pedro I.
Já em direção ao bairro, o motorista deve seguir pela Pedro I e em seguida acessar o Viaduto João Samaha e a Doutor Álvaro Camargos. A mudança passa no encontro com a Rua Eugênio Volpini, onde carros e ônibus do Move poderão virar à direita para chegar à Rua Doutor Américo Gasparini e retornar à Pedro I, logo após o ponto da queda do viaduto.
Com o aumento do tráfego na avenida interditada, a expectativa do presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, é de que haja um alívio na circulação de carros e do transporte público no local. Ele, no entanto, alerta para que a região seja evitada, se possível. “Acreditamos que esse novo desvio vai melhorar muito para quem precisa passar naquele eixo. Mas, evidentemente, é um desvio com todas as consequências que um desvio tem, de forma que pessoas devem procurar rota alternativa nas ligações norte e sul da cidade”, orienta.
Mesmo com os desvios, estações São João Batista e Lagoa do Nado, integrantes do Move da Pedro I, permanecem fechadas. Elas só serão reabertas ao público com a solução definitiva da alça norte, condenada pela construtora Cowan, responsável pela obra da estrutura, por haver risco de desabamento.
A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) não tem previsão de quando a pista será liberada, já que ainda não há definição se a alça será demolida ou recuperada. Na semana passada, o prefeito Marcio Lacerda sinalizou sua intenção por derrubar a estrutura, mas aguarda o fim da perícia policial para tomar qualquer decisão.
ESTAÇÕES DE INTEGRAÇÃO
VENDA NOVA
Troncais:
61 (Centro Direta)
62 (Savassi Via Hospitais Paradora)***
63 (Lagoinha Paradora)
64 (Assembleia Via Carlos Luz Paradora)***
10 linhas alimentadoras ligam bairros da região até a Estação Venda Nova
VILARINHO
Troncais:
65 (Centro Via Antônio Carlos Direta)*
66 (Centro/Hospitais Via Cristiano Machado Paradora)***
67 (Santo Agostinho Via Carlos Luz Paradora)***
68 (Lagoinha Paradora)**
6350 (Estação Barreiro Paradora)
16 linhas alimentadoras ligam os bairros da região até a Estação Vilarinho
PAMPULHA
Troncais:
50 (Centro Direta)
51 (Centro/Hospitais Paradora)
52 (Lagoinha Paradora)
64 (Estação Venda Nova/ Assembleia Via Carlos Luz Paradora)
67 (Estação Vilarinho/Santo Agostinho Via Carlos Luz Paradora)
5250 (Betânia Paradora)
5550 (Estação Ponto São José Paradora)
6350 (Estação Vilarinho/ Estação Barreiro Paradora)
8550 (Estação São Gabriel/ Zoológico Via Estação Pampulha)
15 linhas alimentadoras ligam os bairros da região até a Estação Pampulha
SÃO GABRIEL
Troncais:
82 (Savassi Via Hospitais)
83D (Centro Direta)
83P (Centro Paradora)
85 (Centro Via Floresta)
8550 (Zoológico Via Estação Pampulha)***
9850 (Estação José Cândido)
34 linhas alimentadoras ligam os bairros da região até a Estação São Gabriel
5201 (Dona Clara/Buritis) vai parar em oito estações no corredor Antônio Carlos
(*) Será paradora apenas nas estações da Pedro I e segue direto no corredor Antônio Carlos até o Centro
(**) Será criada
(***) Integradas ao Move
ENQUANTO ISSO...
...Vem aí o Move na Avenida Amazonas
Com a conclusão da primeira etapa do Move, a BHTrans anunciou outras duas fases de implantação do sistema. A partir de agora, segundo a empresa, linhas diametrais passarão a fazer parte do Move e novos itinerários serão criados. A terceira etapa está prevista para a Avenida Amazonas. “Já entregamos uma carta-consulta ao governo federal para pleitear financiamento do PAC da Mobilidade. Estamos aguardando resposta. Já temos um pré-projeto de engenharia avançado e, assim que o recurso for liberado, vamos contratar o projeto executivo”, informou o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar. Segundo ele, o estudo não prevê desapropriações ao longo da avenida.