Entrou em operação nesta sexta-feira os novos desvios implantados pela BHTrans para os motoristas que querem desviar da interdição da Avenida Pedro I provocada pela queda de uma das alças do Viaduto Batalha dos Guararapes. A medida foi tomada por causa do retorno do funcionamento de duas estações de transferência do BRT/Move. Neste sábado, se inicia a última etapa do sistema rápido por ônibus da capital mineira. Sete linhas serão alteradas e um itinerário será criado.
Com a implantação dos desvios, que tem como objetivo diminuir os gargalos por causa da interdição, os motoristas terão novas rotas. No sentido Centro, carros e ônibus poderão seguir pela Pedro I até o cruzamento com a Rua Professor Aimoré Dutra, quando serão obrigados a entrar à direita na via que mudou o sentido de circulação. Depois, o percurso segue pela Rua Doutor Álvaro Camargos à esquerda e por nova entrada à esquerda na Rua São Pedro do Avaí, com retorno à Pedro I.
Já em direção ao bairro, o motorista deve seguir pela Pedro I e em seguida acessar o Viaduto João Samaha e a Doutor Álvaro Camargos.
Apesar dos desvios já estarem valendo, os motoristas que chegam de Confins pela MG-10 não conseguem pegar a Avenida Pedro I. Eles têm que passar por dentro de Venda Nova para depois retornar para a via. A BHTrans ainda não informou o motivo do bloqueio.
Nova fase do Move
A nova etapa do Move, que será a última da primeira etapa, terá oito novas linhas – seis que já circulam e duas ainda não implantadas. Elas passam a operar nas estações de integração Venda Nova e Vilarinho, mesmo com a interdição da Avenida Pedro I. Serão 450 novos veículos automáticos e com ar-condicionado, incluindo 200 articulados, em circulação, enquanto 600 ônibus convencionais serão retirados dos corredores exclusivos e da área central da capital.
Nesta nova etapa, as estações Cristiano Guimarães e Plantalto, que estavam fechadas, voltam a funcionar normalmente. A Estação Lagoa do Nado segue interditada..