Jornal Estado de Minas

Incêndio atinge a Serra do Curral, no Bairro Mangabeiras

Dezenas de militares e brigadistas fazem o combate com abafadores e com mangueiras de água

João Henrique do Vale Guilherme Paranaiba Benny Cohen
Chamas se alastraram rapidamente pela vegetação seca - Foto: Benny Cohen/EM/D.A.Press

Um incêndio atinge a Serra do Curral, na manhã desta sexta-feira, no Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas altas se alastram rapidamente. Três viaturas e o helicóptero da corporação foram para o local para combater o fogo. Foram queimados 40 mil metros quadrados de vegetação.

Veja mais imagens do incêndio

As causas do incêndio são desconhecidas. Conforme os militares, o fogo começou na Rua Henrique Quick e se alastrou pela vegetação seca. Pelo menos 30 homens, entre militares e brigadistas do Parque das Mangabeiras, fazem o combate com abafadores e com mangueiras de água. O helicóptero da corporação também auxilia os trabalhos.


De acordo com o Tenente Cordeiro, do Corpo de Bombeiros, a situação já está controlada.
Porém, os militares ainda seguem no local para fazer o rescaldo. A grande dificuldade no combate, segundo ele, foram os ventos fortes e a vegetação seca.

Os bombeiros também se preocupam com casas ao longo da Rua Henrique Quick. Apesar das chamas estarem no outro lado da via, onde não há residências, uma viatura da corporação está de prontidão no local para evitar que ventos possam levar fagulhas até os imóveis. Algumas pessoas foram retiradas do Parque das Mangabeiras pelos militares por motivo de segurança.

A incidência do tempo seco vem causando queimadas em Minas Gerais. No início do mês, aproximadamente 193 hectares de vegetação, o que corresponde a 193 campos de futebol oficial, foram destruídos por um incêndio que atingiu o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. As chamas foram controladas depois de quatro dias de trabalhos. O fogo, que teria sido criminoso, atingiu os mananciais Barreiro e Mutuca.

Assista imagens do combate


.