Um incêndio destruiu uma área de 40 mil metros quadrados de um terreno dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Sul, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
As chamas se concentraram na entrada da estrada que liga a BR-040 a Piedade de Paraopeba. O combate foi feito por 20 pessoas, entre brigadistas e bombeiros, em duas viaturas do Corpo de Bombeiros. O helicóptero arcanjo também auxiliou nos trabalhos.
As chamas começaram pelo terreno por volta das 13h30 em uma área às margens da BR-040. Conforme os bombeiros, provavelmente se trata de um incêndio criminoso. “Geralmente em incêndios que começam na beira da estrada, 90% de chance de ser criminoso”, explicou o tenten Leornard Farah, do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros.
As chamas se espalharam rapidamente por causa da vegetação seca e os ventos fortes na região.
O fogo desceu por uma ribanceira, mas a maior parte do terreno não era acidentado, o que facilitou os trabalhos. Ao todo, 20 homens, entre brigadistas de condomínios próximos a região e bombeiros, participaram do combate. “Vale ressaltar a ação rápida dos voluntários que conseguiram conter o incêndio e evitou que passasse para o outro lado da estrada”, destacou o tenente.
A área consumida pelo fogo ainda será estimada. Os militares devem sobrevoar a APA ainda nesta terça-feira. Porém, conforme o Farah, estima-se que tenha sido atingidos 40 mil metros quadrados de vegetação. .