Os motoristas que trafegam pela BR-040, em Congonhas, Região Central de Minas, vão enfrentar lentidão e congestionamentos até o fim de outubro.
Segundo a Via 040, as obras que começaram no dia 3 de julho, tem o objetivo de reforçar o asfalto, melhorar as condições de sinalização e garantir a segurança das pessoas que passarem pelos 46 quilômetros que estão sendo reformados. Na tarde desta quarta-feira, a Polícia Rodoviária Federal registrou cerca de três quilômetros de lentidão nos dois sentidos da pista.
Conforme o agente Edmar Tonholo, muitas reclamações são feitas à Polícia Rodoviária Federal, em virtude das obras. “Nosso trabalho não fica tão prejudicado por causa do recapeamento, porque os carros passam bem devagar. Em compensação, os motoristas ficam muito bravos pela demora em passar pela região. Afinal, temos dois ou três quilômetros de filas nas horas mais calmas do dia”, contou.
Nesta tarde, as obras foram realizadas na altura do km 600, próximo à Mineradora Vale.
Longos congestionamentos
Nos últimos dias, o em.com.br registrou vários congestionamentos na BR-040. Na última sexta-feira, feriado em Belo Horizonte, cerca de 10 quilômetros de lentidão testaram a paciência dos motoristas. O trânsito ficou lento próximo ao Viaduto Márcio Rocha Martins, que substituiu o antigo Viaduto das Almas. Na data, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que obras de recapeamento no km 595 provocavam o encurtamento da rodovia em ambos os sentidos.
Porém, no mesmo dia, a rodovia teve cerca de 30 quilômetros de lentidão na pista que liga BH ao Rio de Janeiro. Até às 16h, foram registradas várias reclamações de motoristas que precisavam acessar a rodovia. De acordo com a concessionária Via 040, na data do feriado os trabalhos foram encerrados ao meio-dia. O problema foi o mesmo no dia anterior, quando os trabalhos de recapeamento foram feitos ao longo de todo o dia.
Melhorias
Em nota, a Via 040 informou que as obras de recuperação do pavimento envolvem reconstrução e reforço de trechos deteriorados, eliminação de imperfeições na pista, como ondulações e degraus, recomposição de acostamentos e uso de revestimento que garanta a máxima aderência do pneu à pista de rolamento.
A empresa ainda informou que será implantado o socorro mecânico, com a utilização de guinchos leves e pesados operados por equipes treinadas e atuantes em regime de prontidão nas bases operacionais.
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