Jornal Estado de Minas

Bombeiros encerram trabalho de rescaldo em fábrica de cimento na Grande BH

De acordo com a corporação, foram gastos um milhão de litros de água na ação. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos por funcionários da Cimento Liz

João Henrique do Vale
As chamas começaram no início desta quarta-feira na área externa da empresa - Foto: Euller Júnior/EM/D.A.Press

Militares do Corpo de Bombeiros terminaram os trabalhos na fábrica de cimento que foi atingida por um incêndio em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta quarta-feira. Desde o início da tarde, aproximadamente 20 homens continuavam na empresa fazendo o rescaldo em um amontoado de raspas de pneus da Cimentos Liz. Seis viaturas e o helicóptero da corporação foram usados no combate.

Veja mais imagens do incêndio

Os trabalhos dos bombeiros terminaram às 18h, cerca de sete horas e meia depois do início das chamas. Conforme a corporação, foram gastos um milhão de litros de água na ação. Funcionários da empresa vão continuar no local para dar sequência ao rescaldo.

As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. O fogo começou por volta das 8h30 em um amontoado de chip de pneus que estava em uma área aberta da empresa.
O material é usado pela Cimento Liz na produção do altoforno. Pelo fato de o material ser de fácil combustão, as chamas se alastraram rapidamente e uma nuvem de fumaça tomou conta da cidade.

O combate começou a ser feito por brigadistas da empresa. Como as chamas estavam descontroladas, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Seis viaturas da corporação, incluindo dois caminhões jamanta, e o helicóptero arcanjo ajudaram nos trabalhos. Máquinas retroescavadeiras foram usadas para retirar parte do material que ainda não tinha sido atingida pelo fogo e corria risco de ser queimado. O fogo foi controlado por volta das 13h.

A fumaça proveniente da queima da borracha se espalhou pela cidade. Militares do posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) chegaram a seguir até à MG-10 para orientar os motoristas e evitar acidentes na via, pois o material poderia causar baixa visibilidade. Houve preocupação com o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, também na Grande BH, porém, a assessoria do terminal informou que os pousos e decolagens não foram afetados.

A empresa Cimentos Liz informou que as causas do incêndio ainda são desconhecidas. Autoridades do meio ambiente estão no local para ver se houve dano à vegetação.(Com informações de Luana Cruz e Cristiane Silva)

Veja imagens capturadas pelo fotógrafo Euler Júnior


.