Jornal Estado de Minas

Servidores que trabalham na Cidade Administrativa pedem retorno de linhas de ônibus

Trabalhadores reclamam que integração de linhas 65, 66 e 67 ao BRT Move aumentou tempo gasto no caminho das regiões Centro-Sul e Leste de BH com destino à sede do governo

Luana Cruz

- Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press

Servidores do estado que trabalham na Cidade Administrativa, Região Norte de Belo Horizonte, montaram uma petição online pedindo o retorno das linhas 65 (Estação Vilarinho/Centro), 66 (Estação Vilarinho/Centro/Hospitais via Cristiano Machado) e 67 (Estação Vilarinho/Santo Agostinho via Carlos Luz) que foram integradas ao sistema BRT Move. Esses são os principais coletivos que atendem a trabalhadores saindo das regiões Centro-Sul e Leste de BH com destino à sede do governo. Mais de 2,8 mil pessoas já assinaram o documento digital.

Os passageiros reclamam que a transferência desses itinerários para o Move e das alterações de trajeto que aumentaram o tempo gasto no caminho para o trabalho. Os servidores ainda destacam que após as mudanças, nenhuma linha vai direto à Cidade Administrativa. Na petição, os servidores afirmam: “Pretendemos priorizar o transporte público, mas esta iniciativa vai na contramão da acessibilidade. Por favor, não tornem a Cidade Administrativa uma ilha!”

Com as mudanças feitas no último sábado, a linha 65 passou a ser paradora somente na Avenida Dom Pedro I e seguir pela Avenida Antônio Carlos sem paradas até as Estações de Transferência Tamoios (na Avenida Paraná) e São Paulo (na Avenida Santos Dumont), na Área Central.

A linha 66 agora opera com ônibus articulados e circula na pista exclusiva da Avenida Cristiano Machado.

A linha é paradora ao longo da Cristiano Machado, fazendo, assim, o atendimento aos usuários nos pontos de embarque e desembarque entre a Estação Vilarinho e o Anel (faixa exclusiva) e nas Estações de Transferência (corredor exclusivo) até chegar às Estações Rio de Janeiro e Tamoios e à área hospitalar.

A linha 67 agora atende Avenida Carlos Luz, Avenida Pedro II, Praça Raul Soares e Bairro Santo Agostinho. A linha para na Estação Pampulha e circular com ônibus padron.

Sobre incorporação das linhas 66 e 67 ao Move, a BHTtrans informou que realizou diversas reuniões com a Intendência da Cidade Administrativa e distribuiu material informativo para que os servidores e visitantes conheçam as novas opções de transporte. A empresa ainda disse que está em contato direto com a intendência sanar eventuais dificuldades operacionais. Por fim, a BHTrans informou que o atendimento à Cidade Administrativa é feito pela linha executiva SC01 (Cidade Administrativa/Savassi) e pelo metrô fazendo integração com a linha 642 (Estação Venda Nova/Estação Vilarinho/Cidade Administrativa).

O Estado de Minas mostrou nesta sexta-feira que Próximo de completar seis meses de inauguração em Belo Horizonte, o transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês) ainda apresenta algumas armadilhas que testam a paciência dos passageiros. Veja aqui alguns problemas.

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