(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio descontrolado destrói a vegetação do Parque do Itacolomi, em Ouro Preto

As chamas começaram a destruir a unidade de conservação na manhã deste domingo. O Corpo de Bombeiros suspeita que o fogo é criminoso


postado em 24/08/2014 21:17 / atualizado em 24/08/2014 21:27

O Parque Estadual do Itacolomi, localizado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, sofre com um incêndio neste domingo. As chamas começaram a destruir a unidade de conservação na parte da manhã. O Corpo de Bombeiros suspeita que o fogo, que continua descontrolado e ameaça residências, é criminoso. Durante todo o dia, 33 homens, entre bombeiros e brigadistas, fizeram o combate. Quatro aeronaves também foram usadas. A área atingida ainda não foi contabilizada.

Os trabalhos do Corpo de Bombeiros e brigadistas começaram por volta das 9h. Os 33 homens fizeram o combate direto às chamas com uso de abafadores. Três aviões e um helicóptero do Instituto Estadual de Florestas (IEF) jogaram água durante toda a tarde. O aparato não foi suficiente para apagar o incêndio.

O combate segue na noite deste domingo. Uma viatura do Corpo de Bombeiros segue no parque para impedir que o fogo se alastre para uma área onde há residências. A vegetação no entorno de várias antenas foi queimada, mas não há informações de queda de energia ou falta de sinal de celular.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a grande dificuldade nos trabalhos de combate é a geografia do parque. O terreno é bastante acidentado e tem locais de difícil acesso, onde brigadistas não conseguem chegar. Além disso, há focos em mata fechada.

A unidade de conservação abriga o Pico do Itacolomi, com 1.772 metros de altitude. O parque possui uma área de 7.543 hectares de matas onde predominam as quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos. No local também há nascentes que deságuam, em sua maioria, no rio Gualaxo do Sul, afluente do Rio Doce.

A área destruída pelo incêndio ainda não foi contabilizada.

Grande BH

Com a incidência do tempo seco, várias ocorrências de incêndio são registradas diariamente. Neste domingo não foi diferente. Os bombeiros foram acionados para debelar chamas que atingiram cinco pontos diferentes de vegetação na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um dos chamados foi às margens da BR-256, no local conhecido como Condomínio das Codornas, situado em um trecho entre o Alphaville e o posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) em Itabirito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)