Os índices de umidade relativa do ar vão ficar em torno de 20% até a próxima quarta-feira em Belo Horizonte, conforme alerta divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) nesta segunda. No último domingo, a Capital registrou a menor taxa do ano, quando os moradores da Região da Pampulha sofreram durante quatro horas consecutivas com apenas 12% de umidade.
Conforme o meterologista Daian Diniz de Carvalho, do instituto Puc Minas Tempo Clima, a tendência é a manutenção da sensação de secura nos próximos dias. "Neste domingo informamos à administração pública sobre os baixos índices, para que a população seja alertada sobre os cuidados à serem tomados", disse.
Este é o sexto alerta divulgado pela Comdec apenas em agosto. Durante este período recomenda-se beber muita água, preferir alimentos frescos, dormir em locais arejados e evitar banhos muito quentes para não ressecar a pele. Ainda de acordo com o instituto Puc Minas Tempo Clima, os baixos níveis de umidade são comuns para esta época do ano.
A previsão é de que na próxima quinta-feira uma massa de ar frio, proveniente do Sul do país, chegue em Minas Gerais e contribua para uma pequena melhora da umidade.
Orientações
- Beber muita água por dia e sucos naturais, para evitar a desidratação
- Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas
- Evitar frituras
- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água
- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas
- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele
- Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193