Jornal Estado de Minas

Expectativa é que incêndio na Serra do Rola-Moça seja controlado ainda hoje

Cerca de 40 homens participam dos trabalhos na manhã desta terça-feira. O dano e o impacto ambiental são grandes, mas fogo está perto de ser controlado

Luana Cruz

Imagem do combate na segunda-feira nas áreas mais atingidas pelo fogo - Foto: Jair Amaral/EM DA Press

Bombeiros e brigadista continuam combatendo o incêndio na Serra do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cerca de 40 homens participam dos trabalhos na manhã desta terça-feira e pelos resultados alcançados, há expectativa de encerramento da queimada ainda nesta terça-feira. “O dano e o impacto ambiental são grandes, independente de o fogo estar fora da unidade de preservação”, afirma o gerente técnico do parque, Marcus Vinícius de Freitas. Ele ainda não tem um balanço de área queimada, porque a frente do fogo está espalhada em duas direções.

“Uma frente grande veio da jangada de uma mineradora da região em direção a Casa Branca. Depois abriu para o lado da Mina Santa Paulina, uma outra vertente de incêndio”, relata o gerente. Parte do fogo que ainda não foi controlado está em área de encosta, o que dificulta os trabalhos de militares e brigadistas. Três aeronaves air tractor, com 1,9 mil litros de água, ajudam no combate lançando água sobre a serra, além do helicoptero dos bombeiros.

A queimada começou na segunda-feira e o combate durou o dia todo. Hoje, os trabalhos foram retomados às 6h.

Minas Gerais vem sofrendo, mais uma vez com os focos de incêndio. O jornal Estado de Minas desta terça feira mostrou que considerando apenas os sete primeiros meses do ano, foram 206 casos de incêndio de Minas, 114% a mais que a média histórica dos últimos cinco anos no mesmo período. O tempo seco está contribuindo para o aumento de casos, principalmente na Grande BH. Os índices de umidade relativa do ar vão ficar em torno de 20% até amanhã em Belo Horizonte, segundo alerta divulgado ontem pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).

.