Jornal Estado de Minas

Incêndio castiga Parque Nacional da Serra da Canastra

O fogo está descontrolado e os trabalhos de combate contam com cerca de 50 pessoas entre bombeiros, brigadistas e funcionários do parque em voluntariado

Luana Cruz
O incêndio que começou na madruga de terça-feira está destruindo a vegetação do Parque Nacional da Serra da Canastra, no Centro-Oeste de Minas Gerais.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a área, cerca de 50 pessoas estão envolvidas no combate às chamas nesta quarta-feira. O fogo está descontrolado e os trabalhos de combate contam com bombeiros, brigadistas e funcionários do parque em voluntariado.

Mais uma vez, Minas sofre com as queimadas que destroem áreas de preservação. Esta semana o fogo atingiu a Serra do Rola-Moça, na Grande BH, e desde de ontem, um incêndio castiga a Serra da Moeda, também na região metropolitana.

O fogo começou na tarde passada. Uma equipe de 25 homens trabalhou no local até as 18h. O pelotão de bombeiros do Parque do Rola-Moça também atende a área. O helicóptero do Corpo de Bombeiros sobrevoou a serra por volta das 7h para avaliar a situação no local.
Como ainda há grandes focos de incêndio, as equipes se deslocaram para a mata nas horas subsequentes. A linha de fogo está perto do km 473 da BR-040. O tempo seco tem contribuído com o aumento de focos de incêndio em Minas.  .