Conforme a empresa, na última segunda-feira, a vazão baixou para 38 litros por segundo, sendo que o normal é de 100 litros por segundo, parando de verter na caixa de captação. A diretoria técnica do Saae informou que fez reuniões para estudar alguma saída possível antes do racionamento.
Conforme o diretor técnico da Saae, Sânsio Borges, um outro reservatório ainda permite o abastecimento aos moradores. “Temos a Estação Violeira que está suprindo o déficit da ETA. Além disso, temos um volume morto que deverá ser utilizado se a situação se complicar. Existe a previsão de chuva para os próximos dias, isso pode ajudar a nossa situação”, disse.
Os técnicos vão estudar possibilidades para evitar o racionamento até a próxima semana, mas alertam os moradores sobre a situação. “Vamos comunicar a todos para que façam o uso da água de forma correta possível.
Seca no Centro-Oeste do Estado
Também há crise no abastecimento de água Em Pará de Minas. O novo contrato com a Copasa ainda não foi firmado e a demora nas negociações causaram uma crise no fornecimento de água no município, que decretou estado de emergência em 2013.
Por causa da seca, vários eventos foram cancelados nos meses de julho, agosto e setembro. Entre os eventos cancelados o Encontro Nacional de Motos Hot Cycles Moto Rock 2014 e a Festa Estadual do Frango, programada para os dias 18,19,20 e 21 de setembro. A medida já tinha sido tomada em maio deste ano..