Jornal Estado de Minas

Cemig afirma que "gatos" causam a falta de luz na Ocupação William Rosa

A Cemig informou nesta quinta-feira que a causa da falta de energia na Ocupação William Rosa, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é o alto número de ligações clandestina existentes no local. Nessa quarta-feira, moradores fizeram uma manifestação e fecharam a Avenida Severino Ballesteros por mais de duas horas. Eles protestavam pela falta de energia elétrica nas casas. A mobilização provocou congestionamentos até a BR-040.



A companhia de energia enviou, na noite dessa quarta-feira, uma equipe para avaliar a situação e regularizar as ligações. Entretanto, os técnicos da Cemig não conseguiram chegar ao local em função da manifestação feita pelos moradores, que bloquearam o trânsito de acesso à ocupação. A concessionária enviou nesta quinta-feira uma outra equipe ao local para tomar as providências necessárias. A Cemig esclarece que o fornecimento de energia elétrica já foi normalizado.

Segundo a empresa, as famílias que fazem ligações clandestinas, além de estarem sujeitas a acidentes envolvendo a rede elétrica, também podem sofrer consequências judiciais. Conforme a Cemig, os responsáveis pelos “gatos” podem responder pelo crime de furto, ficando sujeito a multas e pena de um a oito anos de reclusão.

Além disso, esses consumidores podem ser obrigados a ressarcir toda energia furtada e não faturada em até 36 meses, de forma retroativa.

audima