A partir desta sexta-feira, os belo-horizontinos passarão a contar com informações sobre o índice de qualidade do ar da cidade. Os dados serão divulgados pela prefeitura, sempre no início da tarde, na página da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), onde haverá um banner.
A atualização dos dados será feita de segunda a sexta-feira, sempre com os dados do dia anterior. Os índices registrados no fim de semana serão atualizados na segunda-feira. Em Belo Horizonte, as duas estações de monitoramento estão localizadas no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Avenida Raja Gabaglia, região Centr-Sul da capital e no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), no Bairro Esplanada, Região Leste de BH.
Entenda
O monitoramento da qualidade do ar determina o nível de concentração de um grupo de poluentes selecionados como indicadores de poluição, entre eles, as partículas inaláveis, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, ozônio e dióxido de nitrogênio.
Para cada poluente, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) fixou limites máximos de concentração. Quando ultrapassados, eles podem afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, além de ocasionar danos ao meio ambiente. O resultado dos Índices de Qualidade do Ar (IQAr), ferramenta matemática utilizada para converter as concentrações dos poluentes, é classificado nas escalas boa, regular, inadequada, má, péssima e crítica.
Segundo a PBH, em agosto, quando o frio e o clima seco prejudicam a qualidade do ar, Belo Horizonte manteve uma média diária de Índice de Qualidade do Ar de 49, que caracteriza o ar como de boa qualidade. Mesmo nos dias em que os números são piores, a qualidade se mantém regular, permanecendo dentro dos padrões mínimos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).