Desde segunda-feira as estações Eldorado, Lagoinha, Central e Vilarinho estiveram equipadas com coletores para receber depósito dos equipamentos sem utilidade. Durante o fim de semana, de 5h15 às 23h, os passageiros ainda podem jogar fora notebooks, monitores e acessórios, videocassetes, câmeras fotográficas, filmadoras, celulares, eletrodomésticos portáteis, fitas, gravadores, CDs, DVDs, cabos e pilhas, entre outros. Equipamentos acima de 60x60cm não podem ser descartados.
A ação é uma parceria entre a CBTU Belo Horizonte e a Philips e recebeu, desde 2011, mais de 7 mil itens, equivalentes a 7,5 toneladas de lixo eletrônico. Com postos de arrecadação em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre, a expectativa para este ano é arrecadar aproximadamente 25 toneladas de equipamentos descartáveis em todo o país. As centrais de manufatura reversa irão reaprovitar esses materiais fazendo com que retornem ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de extrair mais elementos da natureza.
A iniciativa pretende mudar um cenário no qual os objetos eletrônicos já representam 5% do total de lixo descartado no mundo, número que cresce a uma velocidade três vezes maior do que o lixo comum. De acordo com um levantamento liderado pela Organização das Nações Unidas (ONU), cada ser humano descarta, em média, sete quilos de resíduos eletrônicos todos os anos. Em todo o mundo, o total é de 48,9 milhões de toneladas de dispositivos elétricos jogados fora..