Belo Horizonte registrou ventos de até 113 km/h no início da manhã desta quarta-feira. A ventania e a chuva deixaram um rastro de prejuízos com quedas de árvores e destelhamentos. De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Centro de Climatologia da PUC Minas Tempo Clima, o registro das rajadas de vento mais fortes foi na área da Serra do Curral, Região Centro-Sul da capital. Na Pampulha, a velocidade máxima registrada foi de 57 km/h.
Conforme o meteorologista, uma instabilidade atmosférica se intensificou no fim da tarde de ontem em Minas Gerais. O fenômeno gerou descargas elétricas nas regiões do Triângulo e Oeste, além da ventania na Grande BH. A instabilidade está relacionada a um sistema de baixa pressão que está sobre o sul do país, ganhando força e se transformando em uma frente fria no Sudeste.
A previsão para esta quarta-feira é de céu nublado durante todo o dia em BH, com chuvas intermitentes. A temperatura máxima fica perto dos 30 graus, menor que ontem quando os termômetros marcaram o recorde de calor do inverno: 33,1 graus.