Jornal Estado de Minas

Moradores de Congonhas ficam sem água após tombamento de carreta em nascente

Cerca de 10 mil litros de gasolina e cinco mil de diesel foram derramados em um curso d'água depois que uma carreta tombou na BR-040

Moradores de Congonhas, Região Central de Minas, estão sem o abastecimento de água nesta quinta-feira por causa dos trabalhos de remoção da gasolina e do oleo diesel que foram derramados em uma nascente, depois que uma carreta tombou na BR-040.


De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), técnicos foram enviados ao local para realizar a limpeza do curso d’água. “Existem duas equipes trabalhando para conseguir limpar o solo atingido. Foram derramados cerca de 10 mil litros de gasolina e outros cinco mil de diesel. Contudo, a água não pode ser consumida por enquanto”, disse o analista ambiental da Semad, Newton Oliveira.

Ainda conforme a empresa, ainda não há previsão para que o abastecimento seja retomado aos moradores. Amostras da água serão enviadas para um laboratório para que se possa medir o nível de contaminação causado pelo acidente. “Apenas as pessoas que residem no Bairro Pires estão prejudicadas.
A contaminação foi grande e estamos fazendo a limpeza de forma manual e mecânica”, disse o analista.

O acidente

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o acidente aconteceu na tarde de quarta-feira, quando uma carreta tombou na BR-040, altura do quilômetro 602. O motorista do veículo perdeu o controle da direção e ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para ajudar a socorrer a vítima. O trânsito precisou ser parcialmente fechado, pois havia o risco de explosão. .