A Polícia Civil apresentou um alerta à população de Belo Horizonte e Região Metropolitana na tarde desta sexta-feira sobre golpes na internet e cuidados para fazer transações bancárias. Somente no mês de agosto, a 2ª Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos (DEICC) contabilizou 12 registros de queixas por pagamentos desviados via cracker’s, pessoas que quebram sistemas de segurança on-line. Os prejuízos giram em torno de R$ 25 mil.
Leia Mais
PF prende em MG homem suspeito de estuprar e divulgar foto de adolescente nu na internetHomem morre depois de ser atingido no peito por parafuso de caminhão em ContagemPBH inicia retirada de entulhos de prédio que desabou em BH há dois anos e causa revoltaPai de bebê vítima de maus-tratos é autuado por homicídio duplamente qualificadoPolícia Civil prende seis por crime cibernético em PapagaiosIdoso cai em golpe de falsos agentes de saúde e perde quase R$ 10 milA maior dificuldade enfrentada pela investigação policial até momento é identificar os disseminadores do vírus. Este problema também é citado pelas pessoas que registraram a ocorrência, pois elas normalmente demoram a perceber que foram lesadas. “Registramos estes casos e demos início aos trabalhos de investigação. As pessoas que cometem esse crime podem responder por estelionato, e caso o cidadão seja vítima de golpes cibernéticos, estaremos à disposição para ajudar”, concluiu o delegado.
O crime ocorre quando uma pessoa faz um pagamento em determinado banco, mas o dinheiro segue para outro local. A orientação é de que quando o cidadão seja lesado por crimes na internet, vá imediatamente à uma delegacia para registrar a queixa. Conforme a Polícia Civil, centenas de casos estão sendo investigados e estão sendo feitos levantamento para registrar novos crimes.