Filhote dorme nos braços da mãe, Imbi, sob o olhar protetor do pai, Leon - Foto: Maria Elvira Loyola/Fundação Zoo-botânica de BHA família de gorilas do Zoológico de Belo Horizonte aumentou.
Nasceu, no fim da tarde de quarta-feira, o filhote da gorila Imbi com Leon, que já é pai de um macho - o primeiro nascido em cativeiro na América do Sul-, com a fêmea Lou Lou.
Veja a galeria de fotos do novo filhote e da mãe
Ainda não é possível confirmar se o bebê é uma fêmea ou um macho - Foto: Maria Elvira Loyola/Fundação Zoo-botânica de BHSegundo a Fundação Zoo-botânica da capital, o parto aconteceu às 18h18 de ontem. Assim como aconteceu com a gorila Lou Lou, a mãe conduziu o parto, sem qualquer interferência dos tratadores. Durante os primeiros meses o filhote ficará sempre no colo da mãe. Assim, ainda não é possível identificar o sexo dele. O irmão mais velho é um macho, fato que só foi descoberto um mês depois do nascimento. A escolha dos nomes será feita em votação popular na internet no dia 12 de outubro.
Nesta manhã, Imbi, Lou Lou, com os filhotes, e o pai Leon estão em uma área do recinto onde não podem ser vistos. Eles receberam a alimentação normalmente e, segundo os biólogos, já houve interação do Leon com o novo bebê.
Quando Lou Lou deu à luz, no dia 5 de agosto, ela saiu para uma área aberta com o filhote sem se intimidar com a presença das pessoas. Imbi, pelo que foi observado, está mais reservada, e preferiu ficar em um canto mais isolado acompanhada do restante da família.
Por conta da amamentação, além de frutas, sucos, legumes e verduras, as mães recebem um suplemento de cálcio. Os filhotes são amamentados muitas vezes ao dia, enquanto recebem o aconchego de Lou Lou e Imbi.
A equipe da FZBH recebeu a notícia do nascimento com muita alegria. A expectativa era de que o novo filhote pudesse nascer a partir do dia 5 de setembro. “É um momento que, pelos nossos cálculos, poderia acontecer a qualquer momento. Nós saímos daqui às 18h15 e ele nasceu pouco depois”, explica do diretor da Fundação Zoo-botânica, Gladstone Araújo. O momento do nascimento foi registrado pelas câmeras instaladas no recinto dos gorilas.
Araújo explica que a mãe e o recém-nascido poderão ficar na mesma área que Lou Lou e Leon. A previsão é de que o túnel para observação dos animais permaneça aberto para visitação e o comportamento dos gorilas será observado pelos profissionais. Para contribuir com o bem-estar do grupo, os visitantes devem seguir as orientações da equipe da Fundação no local.
A gorila Imbi, de 12 anos, cheia de carinho com o primeiro filhote - Foto: Suziane Fonseca/Fundação Zoo-botânica de BH .