As investigações da 3° Delegacia Especializada em Investigação a Furtos e Roubos de Veículos Automotores começaram em outubro de 2013, quando a Polícia Militar encontrou um desmanche de carros na Vila Clóris, Região Norte de BH. Segundo a polícia, a ação criminosa acontecia na casa de Pedro, mas apenas a sua esposa foi presa, já que o dono do imóvel não se encontrava no local. Depois deste registro, os policiais civis seguiram a investigação para encontrar outros responsáveis pelo desmanche.
Com base em dados colhidos durante os trabalhos, a Polícia Civil realizou em março deste ano, operação na cidade de Matozinhos, Região Metropolitana, para localizar um outro desmanche. Três pessoas foram presas no local, mas Pedro conseguiu escapar novamente. “Mesmo assim, efetuamos um mandado de prisão preventiva em nome dele e continuamos a fazer as buscas. Em decorrência disto, encontramos o autor em Pompeu, no dia 3 de setembro, onde coordenava um terceiro desmanche”, disse o delegado Luciano Guimarães Nascimento.
Também em Pompeu, Hudson Antonio Oliveira dos Santos foi preso.
As investigações terão sequência, pois a polícia acredita que outras pessoas possam ter envolvimento com o grupo. Segundo o delegado, donos de ferro-velho podem ser contribuintes do esquema. Eles recebiam as peças dos carros roubados para revender. Se condenados, os dois presos podem cumprir de 3 a 8 anos em regime fechado, pelo crime de receptação qualificada. Além disso, eles serão julgados por roubo, e neste caso, o número de veículos será levado em consideração. .