As cidades que registraram mais casos de morte por dengue foram Divinópolis, Região Centro-Oeste de Minas, com seis casos, e Passos, Região Centro-Sul, com oito casos. Dezessete municípios confirmaram uma morte cada, duas cidades tiveram um óbito e Juiz de Fora, na Zona da Mata, teve três confirmações.
A Fundação Ezequiel Dias (FUNED) comprovou a transmissão simultânea por diferentes sorotipos no Estado, através dos exames de isolamento viral: DEN-1, DEN-2 e DEN-3 a partir de 2008, fato que propicia o aumento da transmissão de dengue e a ocorrência de maior número de casos na forma grave.
Em nota, a SES informou que tem apoiado os municípios com ações diversas nos três eixos do Programa de Controle da Dengue. Dentre elas, o envio de equipes de Força Tarefa para controle de vetores, veículos de UBV (fumacê) para contingência da transmissão, envio de medicamentos, apoio técnico para reorganização da estrutura assistencial junto aos municípios, bem como ações de mobilização e repasse de recursos financeiros aos mesmos. .