Os motoristas já enfrentam lentidão na Região Centro-Sul de Belo Horizonte na manhã deste domingo. A concentração de carros que seguem para a Praça do Papa e para a Avenida do Contorno é a grande causa dos congestionamentos. Os dois locais serão palcos de campanhas políticas. O senador Aécio Neves (PSDB), que concorre à Presidência, estará no Bairro Mangabeiras, para assinar os pactos pela juventude e pela igualdade racial. Em seguida, haverá uma passeata até a Praça Sete. Já os petistas pretendem dar um abraço simbólico na Contorno, em comemoração ao “Agita 13”.
Veja imagens do ato na Praça do Papa
A movimentação na Avenida Afonso Pena começou por volta das 10h. Vários carros seguiam em direção ao Bairro Mangabeiras, o que deixou a via congestionada.
As retenções nas avenidas Afonso Pena e Contorno causaram reflexos em outros pontos da cidade. O congestionamento atnge a Avenida Nossas Senhora do Carmo, no entorno da Praça da Liberdade, na Avenida Cristóvão Colombo, e na Rua Alagoas. Também há retenção na Avenida Raja Gabaglia.
Grande aglomeração de pessoas também é vista na Avenida Prudente de Morais. Lá, predomina as bandeiras do PT principalmente no cruzamento com a Avenida do Contorno. Mas também são vistas bandeiras do PSDB. Não houve registro de confusão entre os grupos. Na avenida Afonso Pena, alguns cavaletes da presidente Dilma Roussef acabaram quebrados. Os vândalos não foram identificados.
Dilma faz campanha em Nova Lima. Veja imagens
Nessa sexta-feira, os comandos do PSDB e do PT em Minas chegaram a um acordo para tentar evitar que militantes dos dois partidos se encontrem em eventos de campanha do candidato Aécio Neves (PSDB) e da legenda da presidente Dilma Rousseff (PT).
Carreata
O candidato a presidência Aécio Neves deixou a Praça do Papa por volta das 11h20 e seguiu em carreata até a Praça Sete, no Centro de BH. Ele terá ao seu lado os candidatos a governador Pimenta da Veiga (PSDB), a vice-governador Dinis Pinheiro (PP), e o senador Antonio Anastasia (PSDB).
A presidente Dilma também faz campanha em Minas Gerais. Ela está em Nova Lima, na Grande BH, onde participa de encontro com representantes de movimentos em defesa dos negros. Os assessores estudam a possibilidade de a petista percorrer alguns pontos da Contorno, para cumprimentar os participantes junto dos candidatos a governador Fernando Pimentel (PT), a vice Antonio Andrade (PMDB) e a senador Josué Alencar (PMDB). Para as agendas, estão sendo convocados militantes, políticos, candidatos a deputado estadual e federal e filiados aos partidos aliados.(Com informações de Pedro Rocha Franco e Isabella Souto).