Jornal Estado de Minas

Buscas por operário desaparecido em Itabirito serão retomadas neste domingo

Elaine Pereira

- Foto: Divulgação/Twitter/Corpo de Bombeiros

Serão retomadas por volta de 8h da manhã deste domingo as buscas para encontrar o corpo do operador de retroescavadeira Adilson Aparecido Batista, de 44 anos, desaparecido após o rompimento da barragem da mineradora Herculano, em Itabirito, Região Central de Minas. Segundo o tenente Júlio César Teixeira, nestes quatro dias os bombeiros já vasculharam cerca de 20% do perímetro onde é maior a probabilidade de encontrar a vítima.

O trabalho deste sábado contou com 17 bombeiros de Belo Horizonte e Ouro Preto e Luck e Lord, dois cães treinados em trabalhos em florestas, mas que também têm treinamento para procurar pessoas soterradas. "Fizemos varredura retirando o material com escavadeiras e não conseguimos achar evidência do desaparecido. Diminuímos o perímetro de busca porque o odor pode estar sendo trazido pela água e o cachorro pode estar sendo confundido", explica.

Segundo o militar, a busca é difícil não só para os bombeiros, mas também para os animais, já que é feita em metro quadrado e em profundidade. "A área é extremente ampla, com lama e as proporções são elevadas, o volume de material muito grande. É difícil pra nós e pesado para cachorro também", completa.

Além do serviço de busca, os bombeiros estão acompanhando a estabilização da represa que tem risco de romper. O trabalho de engenharia é feito pela Mineradora Herculano. "Estão fazendo um reforço estrutural nela e drenando a água", diz.

Segundo ele, o risco é maior se chover na região.

A barragem que rompeu é uma das quatro contenções existentes na área da mineradora. O acidente aconteceu na manhã de quarta-feira. A onda formada pelos rejeitos atingiu as equipes que trabalhavam na manutenção do local. Dois trabalhadores morreram.
- Foto: Divulgação/Twitter/Corpo de Bombeiros
Dois trabalhadores conseguiram escapar e relataram a socorristas momentos de pânico. Muitos tentaram salvar os colegas usando as próprias mãos para escavar, sem sucesso. O acidente ocorreu por volta das 7h30 quando, segundo o Corpo de Bombeiros, equipes trabalhavam na manutenção da barragem.

.