Jornal Estado de Minas

Acidente no Barro Preto deixa trânsito caótico na região central e Av. Cristiano Machado

Uma pessoa ficou ferida na batida entre ônibus e van que aconteceu na Rua Goitacazes esquina com Paracatu. Por causa do engarrafamento, passageiros desceram de coletivos do Move e se arriscaram na pista da Cristiano Machado

Luana Cruz

Ônibus ficaram parados por mais de 40 minutos na Av. Cristiano Machado. Passageiros desceram e se arriscaram na pista - Foto: Thiago Lemos/EM DA Press

A batida entre um ônibus de turismo uma van deixou o trânsito lento em toda Região Central de Belo Horizonte na manhã desta segunda-feira. A situação ficou caótica principalmente no Barro Preto, onde aconteceu o acidente, mas com reflexos em boa parte das avenidas Contorno, Olegário Maciel, Tereza Cristina e Cristiano Machado.

Veja a galeria de fotos do engarrafamento

 

De acordo com a Polícia Militar (PM), uma pessoa ficou ferida na batida que aconteceu na Rua Goitacazes esquina com Paracatu. A ocorrência foi por volta de 5h, mas até o meio da manhã os veículos não haviam sido retirados porque o coletivo atingiu um poste. Somente por volta de 9h20, a via foi liberada.

A BHTRANS informou que em situação de emergência como na ocorrência de hoje, o motorista do BRT/Move está autorizado a abrir as portas para procedimento de desembarque dos usuários nas estações de transferências. Durante essa operação de desembarque, segundo a empresa, a segurança dos usuários no local foi reforçada pela atuação das equipes de agentes. Eles atuaram na orientação dos pedestres na travessia e na operação de trânsito com a retirada de veículos particulares da pista segregada.

As linhas do BRT Move ficaram completamente paradas na pista exclusiva da Avenida Cristiano Machado.

De acordo com testemunhas, os passageiros revoltados com a demora desceram e seguiram a pé em alguns trechos. Motoristas abriram as portas perto da Estação São Judas Tadeu para deixar a população sair.

Em um ônibus que estava parado no congestionamento, as pessoas começaram a passar mal, gritar e o motorista também abriu a porta. Alguns coletivos ficaram parados por mais de 40 minutos na via. A BHTrans confirmou que o engarrafamento  ocorreu devido ao acidente entre um ônibus de tursimo e uma van, na interseção das ruas Goitacazes e Paracatu, no Barro Preto. Ainda segundo a empresa, a Avenida Cristiano Machado apresentou retenção no trânsito no trecho entre a Avenida Vilarinho e o Túnel da Lagoinha, no sentido Bairro/Centro. As vias foram liberadas às 9h16, mas uma faixa permaneceu interditada até o final da manhã para a manutenção da rede elétrica, já que dois postes da Cemig com fiação energizada foram derrubados na batida.


BR-040

A manhã também foi de congestionamentos na BR-040 perto da Ceasa, em Contagem, na Grande BH. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois Fiat Palio bateram e uma pessoa ficou ferida. Além desse acidente com vítima, outras pequenas batidas complicaram a vida dos motoristas.

Confira as câmeras com situação ao vivo do trânsito na capital
.