A batida entre um ônibus de turismo uma van deixou o trânsito lento em toda Região Central de Belo Horizonte na manhã desta segunda-feira. A situação ficou caótica principalmente no Barro Preto, onde aconteceu o acidente, mas com reflexos em boa parte das avenidas Contorno, Olegário Maciel, Tereza Cristina e Cristiano Machado.
De acordo com a Polícia Militar (PM), uma pessoa ficou ferida na batida que aconteceu na Rua Goitacazes esquina com Paracatu. A ocorrência foi por volta de 5h, mas até o meio da manhã os veículos não haviam sido retirados porque o coletivo atingiu um poste. Somente por volta de 9h20, a via foi liberada.
A BHTRANS informou que em situação de emergência como na ocorrência de hoje, o motorista do BRT/Move está autorizado a abrir as portas para procedimento de desembarque dos usuários nas estações de transferências. Durante essa operação de desembarque, segundo a empresa, a segurança dos usuários no local foi reforçada pela atuação das equipes de agentes. Eles atuaram na orientação dos pedestres na travessia e na operação de trânsito com a retirada de veículos particulares da pista segregada.
As linhas do BRT Move ficaram completamente paradas na pista exclusiva da Avenida Cristiano Machado.
Em um ônibus que estava parado no congestionamento, as pessoas começaram a passar mal, gritar e o motorista também abriu a porta. Alguns coletivos ficaram parados por mais de 40 minutos na via. A BHTrans confirmou que o engarrafamento ocorreu devido ao acidente entre um ônibus de tursimo e uma van, na interseção das ruas Goitacazes e Paracatu, no Barro Preto. Ainda segundo a empresa, a Avenida Cristiano Machado apresentou retenção no trânsito no trecho entre a Avenida Vilarinho e o Túnel da Lagoinha, no sentido Bairro/Centro. As vias foram liberadas às 9h16, mas uma faixa permaneceu interditada até o final da manhã para a manutenção da rede elétrica, já que dois postes da Cemig com fiação energizada foram derrubados na batida.
BR-040
A manhã também foi de congestionamentos na BR-040 perto da Ceasa, em Contagem, na Grande BH. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois Fiat Palio bateram e uma pessoa ficou ferida. Além desse acidente com vítima, outras pequenas batidas complicaram a vida dos motoristas.