O arrastão no encontro entre adolescentes no domingo, na Praça do Papa, Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, ainda repercute nas redes sociais nesta segunda-feira. O evento Of Colors Neon, convocado pelo Facebook, reuniu milhares de pessoas na região e terminou em confusão com a presença da Polícia Militar (PM). A corporação atuou para dispersar o tumulto com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Ninguém foi preso ou saiu ferido, mas de acordo com a PM, muitos celulares foram roubados e patrimônios públicos e privados foram alvos de vandalismo. Os prejuízos ainda são contabilizados.
A festival original reúne jovens vestidos de branco que fazem uma contagem regressiva para jogar tinta ao alto e comemorar. O evento de ontem não foi planejado pela equipe que organiza a festa em Belo Horizonte. Na convocação desses “festival paralelo”, os participantes combinam o esquema das cores: “E ai galera vamos criar um mais barato na praça do papa again? Então, depois de ver o link da festa que estão fazendo para a famosa "festa das cores" que os ingressos para entrar na festa custam: R$ 71,00.
Mesmo assim, a reunião de adolescente terminou em confusão. Segundo a PM, o tumulto começou por volta de 15h na Avenida das Agulhas Negras e foi controlado quatro horas depois. Militares de vários batalhões participaram da operação para conter o contingente de jovens que aglomeraram na praça e alguns deles aproveitaram a reunião de pessoas para roubar e vandalizar a área. O evento não foi previamente comunicado à PM, por isso não havia reforço de policiamento na área.
Os comentários pelas redes sociais não param de chegar. Além de reclamarem dos roubos, os jovens que estavam na confusão usaram grupos e páginas do Facebook para questionar boatos que surgiram no local. Um deles afirmava que três pessoas haviam morrido durante a correria, flagrada em um vídeo que publicado em uma das páginas.
Organizadores do evento original se pronunciaram por meio de nota: “Aos desinformados, e aos demais, deixamos claro em várias postagens (muito antes da data do evento) que NÃO, Repito, NÃO fazíamos parte da Organização, e que não nos responsabilizamos pelo mesmo.. Lamentamos muito pelo ocorrido, porque zelamos pelo nome que criamos juntamente com voces á dois anos.. Quem foi nas duas ultimas edições organizadas por nós (oficialmente) sabe que o Festival Of Colors não é isso, e que sempre o realizamos com toda a segurança e infraestrutura necessária. Voces tem todo o direito de estarem indignados, principalmente os que foram lesados de alguma forma, por isso procurem aos que organizaram esse evento, a ALPHA CLUB e o seu responsável (Que até fez um video dando esclarecimentos). Se ele é responsável por realizar um evento, deve ser responsável para responder pelo mesmo!! Mais uma vez lamentamos (mesmo não tendo culpa)!! Obrigado Organização Festival Of Colors OFICIAL.”