A ação que será realizada no domingo vai contar com blitzes e reforço no policiamento na região. Porém, as estratégias ainda não foram divulgadas. “Vamos fazer uma grande operação na semana que vem.
O setor de inteligência da PM, que faz o monitoramento constante das redes sociais, já pegou informações sobre o novo evento. “Pelo que vimos, já tem mais de 6 mil pessoas confirmadas. Sempre fazemos este tipo de varredura para organizar as ações previamente. Nesse último domingo também já tínhamos a informação que ele (o evento) aconteceria”, comentou Garcia.
O encontro do fim de semana, denominado de Of Colors Neon, foi convocado pelo Facebook. Ele reuniu milhares de pessoas na Praça do Papa e terminou em confusão com a presença da Polícia Militar (PM). A corporação atuou para dispersar o tumulto com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Ninguém foi preso ou saiu ferido. No evento, os jovens se reúnem vestidos de branco, fazem uma contagem regressiva e em seguida jogam tinta para o alto.
No próximo domingo, um evento com os mesmos moldes está sendo programado. Chamado de Colors of Life – Festival das Cores, o encontro já conta com 6,2 mil confirmações de presença na rede social. Outras 10,9 mil pessoas foram convidadas.
A Associação de Moradores do Bairro Mangabeiras informou que solicitou ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que apure as responsabilidades dos organizadores do evento.
Sem boletim de ocorrência
A ação de alguns jovens causou correria e tumulto no evento do último domingo. De acordo com a PM, a confusão começou depois que um grupo tentou arrombar uma casa que estava para alugar na região do Mangabeiras.
Segundo o major, quando os policiais se aproximaram, outras pessoas tentaram impedir as prisões dos jovens, por isso foi necessário o uso de armamento não letal. Houve correria e muitas pessoas relataram terem sidos roubadas durante um possível arrastão. “Recebemos nove chamados de furtos durante o evento, mas nenhum boletim de ocorrência foi feito por parte das vítimas”, diz Garcia..