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Estado de Minas

PBH e empresas ignoraram ao menos cinco alertas que poderiam ter evitado queda de viaduto

Perícia mostra que em várias ocasiões Prefeitura de BH e empresas tiveram oportunidade de perceber e corrigir erros que levaram ao desabamento da estrutura


postado em 17/09/2014 06:00 / atualizado em 17/09/2014 07:47

Máquinas trabalham na remoção do que restou da alça norte, implodida domingo: avisos ignorados e omissões levaram à queda parcial da estrutura, que causou mortes e prejuízo (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Máquinas trabalham na remoção do que restou da alça norte, implodida domingo: avisos ignorados e omissões levaram à queda parcial da estrutura, que causou mortes e prejuízo (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

Projetistas, executores e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) tiveram pelo menos cinco chances de notar erros evidentes de engenharia na alça sul do Viaduto Batalha dos Guararapes, que caiu sobre a Avenida Pedro I, e tomar atitudes que poderiam evitar as mortes de duas pessoas, um prejuízo milionário e meses de transtornos com o bloqueio da via e a demolição de toda a estrutura. É o que aponta o laudo finalizado no último dia 3 pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil, que avaliou as causas do desmoronamento da estrutura, em 3 de julho, durante a Copa do Mundo. Engenheiros ouvidos pelo Estado de Minas e o Ministério Público (MP) consideram que as principais fatores que levaram à queda do elevado, como cálculos equivocados, estruturas erguidas de forma mais frágil do que o necessário e falta de fiscalização na remoção dos escoramentos são falhas consideradas “grosseiras”.

A perícia aponta que a empresa Consol, responsável pelo projeto, fez diversos cálculos equivocados ao conceber o projeto executivo do viaduto. Eles resultaram em um dimensionamento inferior de materiais e estruturas. Os valores que servem de base para a construção, a chamada memória de cálculo, foram transpostos de forma errada para a fórmula de construção do pilar que cedeu, denominado P3. “O dimensionamento errado da ferragem do bloco de fundação do pilar P3 resultou na sua incapacidade de sustentar o carregamento gerado pela estrutura (viaduto), uma vez que não houve distribuição uniforme de carga para as 10 estacas. Em razão disso, a carga ficou concentrada nas estacas centrais e as mesmas não tinham condições de suportar sozinhas o carregamento”, aponta o laudo.

De acordo com a perícia, esses cálculos deveriam ser revisados antes de serem entregues à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Essa seria a primeira oportunidade de evitar a tragédia. Pelos cálculos dos projetistas, o bloco que sustentava o pilar P3 deveria ser capaz de sustentar uma força vertical máxima de 2.500 toneladas. Os peritos da Polícia Civil indicaram que a conta correta deveria prever resistência para 100 toneladas a mais. O dimensionamento do bloco de sustentação, que é ancorado pelas estacas para sustentar o pilar, foi dois metros menor do que o necessário, indicaram os peritos.

(foto: Arte EM)
(foto: Arte EM)
Mesmo sem revisão, quando o projeto executivo foi entregue pela Consol à Sudecap, após processo licitatório, a superintendência teve oportunidade de conferir os cálculos, antes de fornecer o detalhamento à empreiteira Cowan, vencedora da concorrência para erguer a obra. A execução dos serviços também apresentou inconsistências em relação ao projeto, que fragilizaram ainda mais a estrutura. Entre elas, os peritos apontaram o não preenchimento com nata de cimento nas estruturas usadas para içar o viaduto, chamadas bainhas de protensão, e a abertura de 42 janelas no tabuleiro, que é a parte principal do elevado, feitas para o permitir o tensionamento de cabos de aço da estrutura. Todos esse erros de execução poderiam ser evitados já que, segundo a Polícia Civil, os serviços deveriam ser fiscalizados pela Sudecap, que poderia exigir o cumprimento do projeto ou acompanhar as alterações.

Por último, o laudo aponta que, quando as escoras começaram a ser retiradas, seria possível notar que a estrutura exercia grande força sobre esses anteparos, o que, segundo o documento, não é normal e demonstraria que essas peças suportavam o peso do viaduto e não poderiam ser removidas. Nesse ponto, os peritos sustentam que os engenheiros da Cowan e os fiscais da Sudecap – que deveriam estar presentes na retirada do escoramento – tiveram a última chance de evitar o desmoronamento do viaduto.

Ao fim, o documento resume os acontecimentos dizendo que “o erro no dimensionamento da ferragem do bloco de fundação do pilar P3 pode ser apontado como o fator inicial” e que “somado à falta de revisão dos projetos, à fiscalização ineficiente e à retirada do cimbramento (escoras) em condições que indicavam a necessidade de sua permanência culminaram na ocorrência do desabamento”. Para o professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da UFMG Fernando Amorim de Paula, doutor em cálculo e dimensionamento de estruturas, essa sequência de erros beira a omissão. “Uma obra importante como essa, que envolve trecho com fluxo intenso de veículos, deveria ter sido revisada diversas vezes”, disse. Para o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), Frederico Correia Lima Coelho, o laudo não diz claramente que os cálculos errados causaram o desabamento, mas lista uma sucessão de fatores e omissões. “Houve possibilidades de se tomar atitudes durante o tempo, por meio de revisões. Mas, pelo que o laudo aponta, não há na conclusão sobre qual o mais importante fator para o desabamento”, disse. Já o promotor que acompanha o caso, Eduardo Nepomuceno, não tem dúvida de que houve omissões. “Há uma sucessão de erros graves e de oportunidades de se evitar prejuízos e mortes, que não foram evitados. O prejuízo estamos garantindo que sejam ressarcidos. Já as mortes e as responsabilidades criminais ainda dependem do inquérito da Polícia Civil”, disse.

Alertas ignorados

Confira as falhas apontadas pela perícia como determinantes para o desastre

1 Revisão dos projetistas da Consol poderia ter detectado os cálculos estruturais errados que tornaram o viaduto mais fraco

2 A Prefeitura de BH poderia ter conferido cálculos do projeto executivo antes de entregá-lo para que a empreiteira Cowan iniciasse a obra

3 Técnicos da construtora Cowan deveriam ter revisado os números equivocados do projeto recebido antes de executar a obra

4 Fiscais da PBH não detectaram alterações no projeto feitas pela Cowan, como a abertura de janelas na pista do viaduto e a falta de nata de cimento em estruturas que conferem reforço à obra

5 Engenheiros da Cowan e fiscais da PBH poderiam ter impedido a retirada das escoras quando se mostraram presas ao viaduto, devido ao peso excessivo da construção mal dimensionada


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