Uma denúncia anônima foi feita para a PM informando que na Rua Um, do Bairro Betânia, o tráfico de drogas acontece diariamente às 11h30. Diante desta informação, uma viatura foi deslocada ao local para averiguar a denúncia.
Chegando próximo a escola, moradores informaram aos policiais que havia uma arma em uma moita e que um estudante da colégio Manoel Magalhães Penido era o responsável por ela. Desta forma, uma Guarda Municipal que estava na escola confirmou a versão dos moradores e ajudou a identificar o adolescente.
Ao ser abordado, B.C.S informou à polícia que pegou o revólver na mochila de um primo e passou o endereço aos militares. A guarnição se deslocou novamente, desta vez em direção a casa do suspeito, e encontrou Pablo Costa dos Santos, 19 anos, o dono da pistola 9 mm. Dentro da casa, ainda foram encontrados três carregadores do mesmo calibre.
O jovem afirmou ter comprado a arma no Morro do Papagaio e que iria vendê-la para comprar uma motocicleta. Os dois foram encaminhados para a Companhia Dopcad, onde a ocorrência foi encerrada..