Nesta quinta-feira foi aberta a Semana Nacional do Trânsito. A BHTrans prepara campanhas para a capital mineira e o Ministério das Cidades lança alertas em âmbito nacional. A partir das 8h, na Avenida Alfredo Balena, em frente à Faculdade de Medicina da UFMG, a BHTrans vai apresentar a campanha “Pedestre. Eu Respeito” que visa consolidar o respeito ao pedestre previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e introduzir hábitos seguros no trânsito.
A Semana Nacional em BH terá campanhas, blitzes educativas, intervenções de arte-educação, passeios ciclísticos e gincana para ciclistas, mesa redonda, encontros, palestras, seminários, cinema comentado para alunos e oficinas de formação para professores. O tema deste ano é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. Serão discutidas as condições que a cidade oferece para a segurança do pedestre.
A escolha do tema, por sugestão da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do Contran, faz alusão à necessidade de um amplo debate sobre a legislação que contempla questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, respeitadas as normas de circulação, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres. No trânsito, o pedestre é a parte mais frágil e, por isso, tem a preferência.
Desde às 18h desta quarta-feira, acontece mesa redonda na Escola de Engenharia da UFMG (Campus da Pampulha) para discutir segurança e educação para o trânsito com profissionais das áreas de fiscalização, educação e engenharia. O evento conta com a participação do DER/MG, DETRAN/MG, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Beta Engenharia e Arquitetura.
Em paralelo às atividades específicas de BH, o Ministério das Cidades vai lançar campanha publicitária, em conjunto com o Ministério da Justiça e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, para promover uma conscientização sobre a necessidade de respeitar o pedestre. As peças da campanha, vídeo de 30 segundos para televisão, spot de rádio de 30 segundos, mobiliário urbano e banners para internet, ficam no ar no mesmo período da Semana Nacional de Trânsito..